Geral

Operação que prendeu executores de Marielle e Anderson foi antecipada para evitar fuga

Ação começaria às 4h, mas, após interceptações telefônicas, os investigadores vieram mensagens que indicavam que o sargento da PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Lessa pretendiam fugir

Por Adriano Araujo e Lucas Cardoso

Publicado em 12/03/2019 10:12:30 Atualizado em 12/03/2019 10:12:30
Ronnie Lessa

Rio - A operação que prendeu o sargento da PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Lessa aconteceria às 4h desta terça-feira, mas foi antecipada para horas antes para evitar a fuga do dois, apontados com o os executores da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. As prisões ocorrem dois dias antes dos crimes completarem um ano.

A investigação interceptou mensagens dos denunciados que indicavam que eles pretendiam fugir. Élcio, apontado como o condutor do Cobalt de onde Ronnie fez os disparos contra Marielle e Anderson, chegou à Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca, por volta das 4h30. Já Ronnie foi preso em sua casa, em um condomínio na Barra da Tijuca, onde o presidente Jair Bolsonaro morava antes de se tornar presidente da República e se mudar para Brasília.

Para os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), a empreitada criminosa foi meticulosamente planejada durante os três meses que antecederam o atentado. Além das prisões, a operação executa 34 mandados de busca e apreensão nos endereços dos denunciados e outros locais para apreender documentos, telefones celulares, notebooks, computadores, armas, acessórios, munições e outros objetos.

Leia Mais: Apontado como executor de Marielle e Anderson foi homenageado na Alerj

Na casa de Ronnie foram feitas diversas apreensões, entre elas um carro de luxo, FX35 da Infinnity, modelo de 2011, que o valor pode chegar a R$ 200 mil. Os agentes que participam das buscas na casa do sargento reformado da PM fazem uma busca meticulosa na residência, vasculhando telhados caixa d'água e, inclusive, vão escavar o terreno em busca de provas.