Geral

Papa Francisco evitou que fiéis beijassem seu anel por questão de higiene

Vídeo com a cena que causou espanto entre os católicos viralizou nas redes sociais

Por MH

Publicado em 28/03/2019 16:53:00 Atualizado em 28/03/2019 16:53:20
O Papa Francisco retirou repetidamente sua mão para não ser beijado pelos fiéis, em Loreto, no norte da Itália

A cena intrigou os católicos em todo o mundo: após uma cerimônia religiosa na cidade italiana de Loreto, na segunda-feira passada, o Papa Francisco impediu que os fiéis beijassem seu anel, retirando a mão repetidamente, para espanto de quem tentava fazer a reverência.

Nesta quinta-feira, o Vaticano esclareceu que o gesto do papa, registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais, foi por uma questão de higiene e para evitar a disseminação de germes entre os fiéis.

"O papa me disse que a razão pela qual ele não permitiu que beijassem o anel em Loreto era a higiene, para evitar a disseminação de germes entre as pessoas que faziam fila", afirmou Alessandro Gisotti, diretor do gabinete de imprensa do Vaticano.

Gisotti acrescentou que o Papa "gosta de abraçar e ser abraçado e estar perto das pessoas, mas temia que todos ficassem doentes".

O anel em questão não é o "anel de ouro dos pescadores", que os pontífices normalmente carregam como um símbolo do poder papal, mas o anel que ele recebeu durante sua ordenação episcopal em 1992 em Buenos Aires, segundo o jornal católico 'La Croix', da França.

(Com informações da Agência France Presse)