Mais Lidas

Muzema: pedreiro tenta liberação dos corpos dos sobrinhos para enterro nesta quarta-feira

Cinco pessoas da família de Rõan Carlos Barroso foram vítimas do desabamento; três não sobrevieram e duas estão internados

Rõan Carlos Barroso tem cinco familiares vítimas da tragédia
Rõan Carlos Barroso tem cinco familiares vítimas da tragédia -

Rio - O pedreiro Rõan Carlos Barroso, 50 anos, segue em mais um dia de peregrinação pelo Instituto Médico Legal (IML), em São Cristóvão. A irmã, três sobrinhos e um cunhado dele foram vítimas do desabamento dos prédios da Muzema. Deles, três menores e o cunhado não sobreviveram: Pedro Lucas Paes Leme Barroso, de 7 anos, Isac Fabricio Paes Leme, 9, Lauana Vitória Correia Barroso, 15, e Raimundo Nonato do Nascimento, 41.

A irmã e um outro sobrinho de Rõan, Paloma Paes Leme Barroso, 44, e Rafael Paes Leme do Nascimento, 4, estão internados no Hospital Miguel Couto, na Gávea. Ambos estão com o quadro de saúde estável, mas "delicado", de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

"Estamos tentando fazer o sepultamento do Pedro e do Isac ainda hoje. Já estou com a documentação", conta Rõan. "Já sobre meu cunhado (Raimundo), a família está vendo se vai levá-lo para a Paraíba ou se ele também vai ser enterrado aqui, no Cemitério do Caju".

O pedreiro diz que a irmã e o sobrinho internados estão se recuperando bem. Ele vai ao Miguel Couto ainda hoje para ver se ela consegue assinar a liberação do corpo da Lauana.

Corpos encontrados nos escombros estão sendo enviados ao IML - Armando Paiva / Agência O Dia

'Não me sentia seguro no prédio'

Quem também peregrina no IML para a liberação de corpos de familiares vítimas do desabamento é o zelador Flávio Augusto Pereira, 45. Nesta terça, ele teve a notícia da morte da irmã e do sobrinho, Ana Flavia Pereira, 34, e Fabio Augusto Araújo, 2, que foram encontrados abraçados sob os escombros.

De família nordestina, Flávia era a irmã mais nova de 12 irmãos. Os corpos dela e do filho devem ser levados para ser enterrados na Paraíba.

"A Ana era uma ótima pessoa, trabalhadora, honesta, boa dona de casa e adorada por todo mundo. Por isso, estamos fazendo de tudo para levá-la para a nossa terra", diz Flávio.

O zelador lembra da última e única vez em que esteve na casa da irmã, que veio abaixo na sexta. Ele conta que, na ocasião, avisou que não voltaria mais ao lugar e pediu para ela sair de lá.

"Falei que não voltaria mais porque não me sentia seguro no prédio e por algumas pessoas que vi por lá. Era diferente lá e todo mundo ficava me olhando", lembra.

Antes da Muzema, Ana e a família eram moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Eles foram para a comunidade da Zona Oeste para ficar mais próximos do trabalho do chefe da família, em Copacabana.

O trabalho nos escombros dos prédios que desabaram seguem pelo sexto dia consecutivo. Até agora são 16 mortos e oito sobreviventes. Há ainda pelo menos oito desaparecidos.

Os últimos corpos encontrados até então foram retirados dos escombros nesta terça-feira - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

VÍTIMAS FATAIS

1. Cláudio José de Oliveira Rodrigues, 40 anos

2. Raimundo Nonato do Nascimento, 41 anos

3. Pedro Lucas Paes Leme Barroso, 7 anos

4. Hilton Berto Rodrigues Souza

5. Maria de Nazaré da Sodré

6. Hilton Guilherme Sodré Souza, 12 anos

7. Maria de Abreu Athayde de Almeida, 49 anos

8. Isac Fabricio Paes Leme, 9 anos

9. Zenilda Bispo Amorim, 38 anos

10. Ruan Amorim Rodrigues - 10 anos

11. Antônia Deivilo Gomes Sampaio, 31 anos

12. Ana Paula Rodigues

13. Ana Flavia Pereira, 34 anos

14. Fábio Augusto Araújo, três anos

15. Lauana Vitória Corrêa Barroso, 15 anos

16. Juliana Martins Souza Vicente, 28

SOBREVIVENTES

1. Adilma Rodrigues, 35 anos (Internada no Lourenço Jorge) - grave no CTI

2. Rafael Paes Leme do Nascimento, 4 anos (Miguel Couto) - estável, porém delicado

3. Paloma Paes Leme Barroso, 44 anos (Miguel Couto) - estável no CTI, porém delicado

4. Evaldo Vieira Silva, 46 anos

5. Clara Rodrigues, 10 anos

6. Luciano Paulo dos Santos, 38 anos

7. Carolina Ferreira Andrade, 29 anos

8. Raimundo Nonato Ferreira Gomes, de 41 anos

Rõan Carlos Barroso tem cinco familiares vítimas da tragédia Armando Paiva / Agência O Dia
Corpos encontrados nos escombros estão sendo enviados ao IML Armando Paiva / Agência O Dia
Os últimos corpos encontrados até então foram retirados dos escombros nesta terça-feira Daniel Castelo Branco / Agência O Dia