Mais Lidas

Comércio abençoado

Além de fiéis, igreja de Quintino recebe 'procissão' de ambulantes

Milhares de fiéis se aglomeraram na igreja de São Jorge, em Quintino
Milhares de fiéis se aglomeraram na igreja de São Jorge, em Quintino -

Na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, ambulantes faturaram ontem em barraquinhas que vendiam produtos religiosos, objetos em geral, comidas e bebidas. Segundo eles, é o dia santo com maior chance de lucros por causa da grande quantidade de devotos e do tempo que eles permanecem perto do templo. Com o sol à pino, uma multidão passava entre os vendedores em fila. Vestindo vermelho e branco em sua maioria, os fiéis, carregavam velas e terços em direção à Paróquia de São Jorge. Milhares foram fazer pedidos e agradecimentos ao Santo Guerreiro.

A ambulante Viviane da Silva, 39 anos, contou que conseguiu faturar mil reais vendendo artigos religiosos. Ela chegou à meia-noite para acompanhar a alvorada de fogos, às 5h. "Estão saindo muitas imagens, chaveiros e blusas", disse. Ela marca presença em todas as festas de santo no Rio e diz que a de São Jorge atrai mais que o dobro de consumidores para sua barraquinha.

"É o santo dos cariocas", diz a comerciante de velas Nayara Matheus, 23 anos. Ela segue os passos da mãe, que por anos vendeu o item na porta de igrejas. "No Dia de São Jorge as vendas aumentam até 60%", comemorou.

O vendedor Sérgio Francisco, 53 anos, faturou com a venda de 5 mil fitinhas. "Até quem trabalha na porta de igreja gosta mais de São Jorge, vende mais", brincou, afirmando vender em média mil fitas em outras datas.

Dentro da igreja, o clima era outro. A fiel Adriana Campos, 36 anos, se emocionou ao ver pela primeira vez o santuário. "Algo muito importante me trouxe aqui. Vim pedir a reestruturação da minha família", disse. "Ele me ajudou a vencer a depressão há dois anos. Enfrentei toda a fila e calor para vir aqui, a fé move montanhas", ressaltou Juliana Alchorne, 31 anos. Em outros pontos da cidade, como no Centro, também foram organizadas feijoadas gratuitas para a população de rua em comemoração à São Jorge.

Milhares de fiéis se aglomeraram na igreja de São Jorge, em Quintino Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
No dia de São Jorge, fiéis que veneram o Santo Guerreiro vão na igreja em Quintino. Santo de todos os credos, é louvado na Igreja Católica, Candomblé e Umbanda. São Jorge é cotado para dividir o título de padroeiro do Estado do Rio com São Sebastião. Na foto Nayara Matheus vendedora de velas. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia