Mais Lidas

Aberto agendamento para castração gratuita de gatos no Rio

As senhas começaram a ser distribuídas na manhã desta quarta-feira no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão. As cirurgias acontecerão no próximo dia 4

Para agendar a castração é necessário ir ao Instituto Jorge Vaitsman
Para agendar a castração é necessário ir ao Instituto Jorge Vaitsman -

Rio - Começou nesta quarta-feira o agendamento para a castração gratuita de gatos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio. São 130 vagas. As cirurgias vão acontecer no próximo dia 4. A inscrição é feita por senhas distribuídas por ordem de chegada no próprio Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte da cidade, onde também acontecerão os procedimentos. Então, corre lá que ainda dá tempo.

Serão oferecidas 65 vagas para machos e 65 para fêmeas. O programa foi implantado pelo município no ano passado como uma das ações para conter a epidemia de esporotricose, micose causada por um fungo que vive no solo e provoca sérias lesões em gatos, afetando também humanos. 

As senhas estão sendo distribuídas na manhã desta quarta-feira - Reprodução Internet

Somando as seis edições realizadas em 2018 com as quatro já feitas esse ano, já foram castrados 1.300 animais, sendo que em 2019 a Vigilância, que é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará 130 vagas uma vez por mês, com o agendamento feito dez dias antes. 

 

Novas datas para castração

Além da castração do próximo dia 4, o procedimento será oferecido nos dias 15 de junho, 6 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Para o agendamento, o dono do animal deve apresentar comprovante de residência e CPF, documento que dá direito a castrar até três animais. 

"Com o programa conseguimos diminuir as chances de contaminação pela esporotricose, uma vez que gatos castrados, em geral, perdem o hábito de serem territorialistas e disputar fêmeas com outros machos. Nessas disputas pode acontecer a contaminação, pois os fungos se alojam nas garras dos felinos", explica a médica-veterinária Patrícia Nuñez, coordenadora de Vigilância em Zoonoses, reforçando que a ação ajuda também a diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas. 

 

Combate a zoonoses

Com a recente contratação de médicos-veterinários e o crescimento do inédito programa de Residência Profissional em Medicina Veterinária em Vigilância Sanitária (lançado ano passado com dez residentes e esse ano ganhou mais dez), a Prefeitura passou a oferecer o tratamento para a esporotricose de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, tanto no instituto como no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. 

São 130 vagas divididas em 65 para fêmeas e 65 para machos - Reprodução Internet

"Conseguimos esse ano ampliar projetos fundamentais para expandirmos os serviços que prestamos à população. O reforço de profissionais é um deles, que nos permitiu aumentar as vagas para o tratamento da esporotricose, doença que causa sérios problemas, em especial, na pele. Uma importante conquista foi ter o mutirão uma vez por mês, nos permitindo avançar ainda mais com as ações de controle de zoonoses', diz Márcia Rolim.

Para agendar a castração é necessário ir ao Instituto Jorge Vaitsman Reprodução Internet
As senhas estão sendo distribuídas na manhã desta quarta-feira Reprodução Internet
São 130 vagas dividias em 65 para fêmeas e 65 para machos Reprodução Internet