Mais Lidas

Marechal além da batata e Centro da cidade sombrio. Roteiros revelam Rio muitas vezes desconhecido dos próprios cariocas

Fora do badalado circuito que contempla lugares paradisíacos, a cidade guarda muitos outros recantos

Turismo
Turismo -
Em matéria de belezas naturais, Tim Maia foi certeiro: 'do Leme ao Pontal não tem nada igual'. Mas fora do badalado circuito que contempla lugares paradisíacos, o Rio guarda muitos outros recantos, além de histórias, curiosidades e sabores desprezados pelos roteiros oficiais. Um movimento crescente entre guias turísticos, no entanto, busca apresentar aos próprios cariocas algumas relíquias quase esquecidas. Para isso, eles oferecem passeios — gratuitos ou com preços de até R$ 40 — para conhecer desde bairros do subúrbio, passando por becos cheios de lendas macabras de assombração, no Centro, até o interior de prédios belíssimos da Zona Sul.
Entre os roteiros, o tour histórico 'Marechal Hermes não é só a batata!', desenvolvido pela guia Raquel Oliveira, da empresa Sou Carioca, que desde 2015 leva moradores da cidade a lugares pouco conhecidos. O local, inaugurado em 1913 para ser um bairro operário, hoje é uma Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). "Com ruas largas e arborizadas, praças, igreja, hospital, escolas e teatro, Marechal ainda oferece um polo gastronômico de comida de rua, famoso pela batata frita de porções generosas e preço baixo", conta.
A empresa tem outros roteiros que desvendam riquezas das zonas Norte e Oeste. O tour 'Bangu: a fábrica do futebol' passeia pelo bairro consagrado como porta de entrada do esporte no Brasil, com visitas ao Shopping Bangu, Clube Ceres e ao Estádio Moça Bonita. Berço de Noel Rosa, Vila Isabel, com suas calçadas musicais, a escola de samba e a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, também virou destino, bem como Madureira, Méier e Maracanã. "As pessoas não são incentivadas a conhecer a própria cidade", comenta Gabriela Palma, sócia da iniciativa.
Idealizadora da agência Papo de Guia, Juliana Fiúza vislumbrou no Centro o arrepiante roteiro 'Um Rio de assombrações', que explora locais que vivenciaram episódios misteriosos e trágicos. Começa pelo Arco do Teles, na Praça 15. Ali viveu, no século 18, a bruxa Bárbara dos Prazeres, portuguesa que passou a se prostituir após cometer dois homicídios. Conta-se que matava crianças para tomar banho de sangue, parte de um ritual para ter juventude eterna. "Ela realmente existiu, mas a lenda urbana diz que está viva até hoje vendendo sua fórmula para ricos", avisa Juliana.
A Biblioteca Nacional é outra parada obrigatória no tour fantasma. "De acordo com funcionários, é comum ouvir vozes e livros caindo das prateleiras à noite. Diz a lenda urbana que Carlos Drummond de Andrade seria um fantasma frequente", destaca Juliana. O Papo de Guia também promove uma gostosa excursão por botequins e cafés do Rio Antigo, além do 'Rio literário', que percorre ícones cariocas como o Real Gabinete Português de Leitura e a Confeitaria Colombo, que tinha como fregueses Machado de Assis, Olavo Bilac e Villa-Lobos.
Os passeios pela cidade, por sinal, são aprovados pelos cariocas. Recentemente, a professora de artes plásticas Ana Paula Queiroz, 46, foi explorar as construções antigas do Flamengo com o projeto Rio — Casas & Prédios Antigos, comandado há dois anos pelo jornalista Rafael Bokor, que oferece visitas guiadas por dentro e por fora de edifícios importantes na história arquitetônica do município. "Acaba que quem menos conhece o Rio, em todas suas nuances, é o carioca. Essas experiências apresentam melhor a cidade, com roteiros variados e lugares que muitos nem sabiam que existiam", ressalta Ana.
 
 
 
 
 
 
 
Turismo Lincoln Menezes
Batata famosa em Marechal Hermes e estátua de Noel Rosa em Vila Isabel Reginaldo Pimenta
Estátua de Noel Rosa em Vila Isabel Divulgação