Mais Lidas

Objeto misterioso e barulhos no céu assustam moradores de diversas cidades

Ele tem aproximadamente o tamanho de uma bola de futebol

Logo Meia Hora
Logo Meia Hora -
Rio Grande do Sul - A passagem de um meteoro por ao menos 38 cidades do Rio Grande do Sul intrigou os moradores na noite desta quinta-feira. Chamado cientificamente de bólido, o meteoro viajou da Argentina ao Brasil a quase 50 mil km/h e tem o tamanho de uma bola de futebol, de acordo com o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
"Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 kg, e teria surgido a cerca de 57 km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s (49,1 mil km/h) até atingir a altitude de 27 km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul", informou a Bramon em nota.

Cidades de Santa Catarina e do Uruguai também relataram a aparição do meteoro. Os vídeos do fenômeno foram publicados nas redes sociais. Algumas pessoas narraram ter escutado estrondos. Ainda na noite desta quinta, no entanto, a MetSul Meteorologia tranquilizou os moradores ao dizer que o "meteoro já era".