Mais Lidas

Eduardo Paes terá audiência sobre processo por boca de urna nesta quarta-feira

Ministério Público alega que na véspera do segundo turno das últimas eleições, o então candidato a governador fez um discurso público pedindo para que eleitores fizessem boca de turna em seu favor

Paes concorreu ao governo do estado nas últimas eleições
Paes concorreu ao governo do estado nas últimas eleições -
Está marcada para a tarde desta quarta-feira, a audiência de instrução e julgamento do processo em que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) responde por boca de urna durante as eleições do ano passado. A ação contra Paes foi movida pelo Ministério Público estadual (MPRJ), que o acusa de incitar, publicamente, a prática de crime.
Se condenado, Paes pode pegar de três a seis meses de prisão ou ter que pagar uma multa. A audiência vai acontecer no Juizado Especial Adjunto Criminal de Queimados, na Baixada Fluminense.
De acordo com o MPRJ, durante um discurso realizado no dia 27 de outubro do ano passado, véspera do segundo turno das eleições, o então candidato ao governo do estado solicitou às pessoas presentes que fizessem boca de urna até o dia das eleições. Por isso, no entendimento do Ministério Público, Paes estaria conseguindo indevidamente eleitores a seu favor, desrespeitando à Lei Eleitoral.
Segundo a promotora de Justiça Luciana Maia, em audiência realizada em maio passado, o Ministério Público sugeriu uma proposta de multa de R$ 30 mil ou prestar serviços à comunidade por três meses, mas Paes não aceitou.
O DIA tenta contato com o ex-prefeito, mas ainda não obteve retorno.