Mais Lidas

Alunos fazem vaquinha para ir à Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos do Colégio Pedro II, no Humaitá, foram selecionados para participar da competição. Mas, os estudantes ficaram de fora dos custeios da instituição. Os adolescentes correm contra o tempo para alcançar o valor até o próximo sábado

Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Colégio Pedro II Humaitá II são convidados a participar da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO)
Pelo segundo ano consecutivo, alunos do Colégio Pedro II Humaitá II são convidados a participar da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) -
Sete alunos do Colégio Pedro II, Unidade Humaitá, foram selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Matemática, realizada anualmente na Ásia. Mas, os estudantes ficaram de fora dos custeios da instituição. O motivo foi o de que a unidade, assim como a do Centro, conseguirem participar da competição no ano passado. Para driblar o impedimento financeiro, os adolescentes criaram uma vaquinha online e correm contra o tempo para alcançar o valor até a data limite, no próximo sábado, dia 20 de julho.
As passagens ao Taiwan custam cerca de oito mil reais e os gastos com hospedagens ficariam em torno de quatro mil reais. Até o momento, a vaquinha online arrecadou cerca de 50 mil reais, mas eles precisam de 110 mil reais para garantir a participação de todos os alunos, além da ida de uma professora, que ficará responsável pelos estudantes no exterior.
Eles tiveram os recursos negados depois que o Ministério da Educação (MEC) negou a liberação de mais verbas para a viagem. O CPII privilegiou custear os aprovados da unidade do Engenho Novo, que não havia participado da olimpíada no ano passado.
A tradicional competição acontece desde 2012. Este ano, será realizada em Taiwan, entre os dias 4 e 8 de agosto. Os alunos foram selecionados pelo bom desempenho que tiveram na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras.

A participação do Pedro II no ano passado rendeu bons resultados. Os alunos ganharam mais de 20 medalhas: 14 de bronze, 5 de prata e 2 de ouro. Além disso, um dos alunos do Pedro II levou o prêmio de melhor prova do Brasil.
O Ministério da Educação (MEC) diz que a escola tem autonomia administrativa e que, em junho, o Colégio Pedro II possuía 28,27% do limite de custeio já liberado ainda não empenhado, ou seja, disponível para a execução desta atividade. Já a reitoria do Colégio Pedro II diz que a verba disponível para a atividade é de 125 mil reais. A quantia já foi destinada à viagem de alunos de outras unidades que não foram à Olimpíada no ano passado. Com isso, estudantes do Centro e Humaitá não serão contemplados pelo colégio em 2019. A reitoria tentou mais recursos junto ao MEC, mas não foi atendida.

Link da vaquinha: http://vaka.me/638198

Nome da vaquinha: CPII HUMAITÁ NA AIMO 2019!