Mais Lidas

Grande notícia! Bar Luiz anuncia que não vai fechar

Movimento diário aumentou de seis para 600 clientes, desde que a dona do estabelecimento anunciou que precisaria fechar as portas por graves problemas financeiros

Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz,  após anúncio de fechamento
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento -
O tradicional Bar Luiz, que no último dia 7 de setembro anunciou que precisaria fechar as portas por dificuldades financeiras, na manhã deste sábado, comemorou que depois de receber uma onda de apoio de outros bares, empresários e frequentadores, vai permanecer funcionando.
"Foram incontáveis mensagens de apoio, carinho e pessoas oferecendo ajuda. Os próprios clientes chamaram de movimento #ficabarluiz", diz o bar em nota divulgada em sua conta no Facebook.

Galeria de Fotos

Rua da Carioca tem queda no movimento e fechamento de estabelecimentos Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Rua da Carioca teve fila de frequentadores querendo almoçar no Bar Luiz, após anúncio de fechamento Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Garçom Paulo Sério, do Bar Luiz, na Rua da Carioca Luciano Belford/ Agência O Dia
Garçom Paulo Sério, do Bar Luiz, na Rua da Carioca Luciano Belford/Agência O Dia


No último dia 9, a empresária Roberta Sudbrack mobilizou nas redes sociais uma campanha a favor do Bar Luiz, convocando investidores, clientes, apaixonados pela gastronomia e história da cidade a agirem a favor do bar. A renomada chef começou a viabilizar um jantar para arrecadar fundos e despertar o interesse de investidores.

"Passamos de um movimento diário de 6 clientes para 600 ou mais!", diz outro trecho da nota.
A equipe do Bar Luiz, que já havia sido reduzida de 48 para 8 funcionários, ganhou reforço com o apoio voluntário do empresário Otto do restaurante alemão que leva o mesmo nome, com 14 funcionários de sua própria equipe durante a última semana. "Ele próprio, com seu sócio Astor, literalmente colocaram a mão na massa e assim pudemos atender a todos que aqui estiveram", diz a nota do Bar Luiz.

"Agradecemos a cada pessoa que nos apoiaram! Achávamos que estávamos sozinhos, que engano! Como é bom ter vocês com a gente!", diz outra parte do texto.

Neste sábado 14 de setembro de 2019, data marcada para o encerramento das atividades, o bar anuncia que, diante da expectativa de que esse movimento continue, vai manter a casa aberta. O restaurante funciona normalmente na próxima semana, das 11:30 às 16h. O Bar Luiz fica na Rua da Carioca, 39, no Centro do Rio.
A dona do local, Rosana Santos, 62 anos, é viúva do neto do fundador e única herdeira do bar. Segundo ela, uma série de fatores influenciou na queda brusca de movimento de clientes: a inversão de mão da rua, o que resultou na perda do estacionamento para os carros, a falta de iluminação e segurança e a crise econômica.
Gerente do restaurante há 25 anos, Emerson Coelho contou ter se sentido abraçado e reconhecido com o aumento do movimento. Pelo bar, que tem como marca a salada de batata e a salsicha alemã, já passaram o escritor Olavo Bilac, o historiador Sérgio Buarque de Holanda e a atriz Dercy Gonçalves.