Mais Lidas

Alunos da Unirio enfrentam problemas com falta de transporte

Ônibus usados para transporte dos alunos estão com as atividades suspensas. Administração diz que os veículos estão na oficina

Ônibus intercampi estão na oficina para manutenção
Ônibus intercampi estão na oficina para manutenção -
Há pelo menos duas semanas, alunos da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) que dependem do transporte gratuito oferecido pela instituição não estão conseguindo seguir a rotina de estudos. Um grupo de aproximadamente 300 pessoas denuncia que os ônibus intercampi, usados para transportar os universitários, estão com as atividades suspensas. A Pró-Reitoria de Administração da universidade diz que os veículos passam por manutenção, mas ainda não deu um prazo para o retorno dos ônibus.

Universitários que moram na Baixada Fluminense, por exemplo, encontram dificuldades para completar a carga horária das aulas. Muitos que o alto custo dos transportes públicos e horários são os principais obstáculos. “Eu tenho que sair 40 minutos mais cedo da aula para conseguir chegar no horário do último ônibus que segue para o bairro onde moro em Duque de Caxias. Posso dizer que o meu problema é pequeno na frente de alguns colegas da universidade” diz o universitário Roberto Duarte, do curso de Letras.

Thainá Marinho da Silveira, que também do curso de Letras, explica que sua despesa com passagens é muito alta e que o transporte universitário é indispensável. "Fiz minhas contas e gastaria R$ 25 por dia, em transporte. O gasto é muito alto e não teria condições de manter. Mandei um e-mail para a professora explicando que não daria para assistir a aula por conta do problema no ônibus".

Thainá é moradora do bairro Austin, em Nova Iguaçu, e fala sobre as dificuldades do dia a dia. "Eu pego três conduções e levo cerca de três horas para chegar na Unirio. Como estudo na parte da noite, o transporte gratuito ajuda demais. O estudante da Baixada Fluminense não tem direito ao passe livre e, por conta disso fica na dependência do transporte oferecido pela universidade”.

O problema enfrentado pelos dois colegas de curso se estende para universitários. “Eles falam que os veículos estão em manutenção e que pneus novos serão colocados nos ônibus, mas a gente se depara todos os dias com esses veículos estacionados no pátio da universidade. Isso é um absurdo”, completa a Thainá.

Procurada por O DIA, a Coordenadoria de Comunicação Social limitou-se a dizer que está esperando o laudo da oficina para saber quanto tempo irá levar para que os veículos voltem a circular.