Mais Lidas

Sesc RJ promove uma semana de eventos sobre educação e cidadania

Sesc RJ promove eventos que abordam inclusão de pessoas com deficiência e debatem a educação

Seminário na Unidade Madureira vai debater caminhos e perspectivas da educação nos tempos atuais
Seminário na Unidade Madureira vai debater caminhos e perspectivas da educação nos tempos atuais -
A educação nos tempos modernos é um desafio. Tendo isso em vista e buscando estabelecer reflexões sobre o tema, o Sesc RJ realiza, na semana que vem, na unidade Madureira, duas atividades que se destacam por temas associados ao trabalho, educação e esporte.

A primeira das ações é a Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência. No dia 21 de setembro, das 14h às 17h, uma série de atividades com o tema “A inclusão da pessoa com deficiência no contexto social” será realizada abordando não só os direitos, como também fatores educacionais na escola, além do acesso e inclusão das pessoas com deficiência na prática da atividade física.

Sancionado em 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante uma série de direitos a uma parcela da população brasileira que tem algum tipo de deficiência. A legislação prevê a inclusão do deficiente e sua participação mais ativa na economia.

As inscrições para a Semana de Inclusão da Pessoa são gratuitas e estão abertas no link http://bit.ly/SemanaInclusaoPCD. As vagas são limitadas. Todos os interessados podem participar. Só é preciso ter mais de 18 anos de idade.

Entre os temas em pauta, destacam-se trabalho, educação e esporte, fundamentais para que a pessoa com deficiência possa ter autonomia e qualidade de vida. Os palestrantes que participarão das atividades são especializados em áreas como Recursos Humanos, Pedagogia e Educação Física.

Educação em foco

Além disso, na mesma semana, ocorrerá o seminário “Educação em Foco debate os desafios da educação na contemporaneidade”. O evento propõe uma reflexão sobre a atual conjuntura da educação na era moderna.

Dividido em duas partes (nos dias 24/09 e 25/09), as discussões acontecerão no Sesc Madureira e são voltadas para estudantes, pesquisadores e profissionais de educação. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.sescrio.org.br/.

Segundo Alessandra Alvarenga, analista de educação do Sesc RJ, o objetivo do seminário é propor a professores e estudantes momentos de troca de ideias para facilitar o aprendizado.

"Quando pensamos em educação na atualidade, uma das certezas que temos é: tudo muda o tempo todo. Um dos desafios da educação na contemporaneidade é dar voz aos estudantes no processo de ensino aprendizagem. Este é um conceito muito debatido, mas no Seminário Educação em Foco propomos momentos de troca para que o profissional perceba que muitas aprendizagens dependem das relações e das soluções conjuntas", diz.

No primeiro dia de evento, o foco será em reflexões sobre a prática de ensino, “gamificação” na educação e as novas tecnologias digitais. O objetivo é desmistificar o uso da tecnologia e dos jogos nos ambientes de educação.

Alessandra também ressalta que o uso da tecnologia pode ser usado como um fator positivo. "Alguns professores têm a falsa impressão de que para usá-la é preciso ter um aparato muito rebuscado, quando, na verdade, podemos ter aulas que conversam com a realidade do nosso aluno, a partir de elementos muito simples, como, por exemplo, o uso do celular. O desafio, na verdade, é perceber a tecnologia como aliada", conclui.

No segundo dia do seminário serão avaliados os desafios da educação a partir do tema “Motivação e empatia em sala de aula”. A atividade terá a participação de pesquisadores de grandes instituições e representantes do Consulado Americano.

Segundo o Sesc RJ, as ações são destinadas à ampliação de conhecimentos e do universo sociocultural, incentivando o pensamento crítico e criativo no cotidiano de suas atribuições. Também tem como objetivo difundir e popularizar conteúdos das Ciências e das Humanidades em suas relações com a cultura e a sociedade.