Mais Lidas

Vacinação contra sarampo começa

Para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

Com a volta da circulação do sarampo em vários estados, começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Até o dia 25 de outubro, a prioridade é imunizar crianças de seis meses até cinco anos incompletos que nunca foram vacinadas ou possuem esquema vacinal incompleto. Na cidade do Rio, a vacina está disponível em todas as 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

"O Rio de Janeiro é vizinho de estados com surto ativo de sarampo. Então é importante se prevenir. Reforço o alerta para aqueles que não tiverem o esquema vacinal de duas doses feito", destaca a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch. Em 2019, até setembro, 173 casos foram investigados no Rio, com onze confirmados.

No dia 19, acontecerá o Dia D da campanha para o público de seis meses até cinco anos incompletos, em que os postos de vacinação ficarão abertos no sábado. 

A segunda etapa de vacinação de adultos, com idade entre 20 e 29 anos e que não tenham tomado duas doses da vacina, acontece de 18 a 30 de novembro. O Dia D para adultos será no dia 30 do mesmo mês. A avaliação da necessidade de vacinação é feita pelos profissionais que atuam na imunização, a partir da avaliação da caderneta de vacinação.

As contraindicações da vacina são gestantes, pessoas com hipersensibilidade grave conhecida a algum componente da vacina (anafilaxia) ou imunodeficiência.