Mais Lidas

Prefeitura lança calendário oficial das rodas de samba cariocas

Crivella também assina abertura de processo no IRPH para transformar esses eventos em Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade

Rodas de Samba se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio
Rodas de Samba se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio -
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta quinta-feira, o Calendário Oficial das Rodas de Samba Cariocas e entregou a certificação desses eventos com o selo “As Rodas do Rio”. Ao todo, 259 grupos de samba foram contemplados.
Durante o evento, realizado no Palácio da Cidade, em Botafogo, Crivella assinou ainda a abertura do processo no Instituto Rio Patrimônio Histórico (IRPH) para transformar as rodas de samba em Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.


"Hoje é um dia muito importante para a Prefeitura porque nós estamos incentivando uma expressão genuína da nossa cultura. As rodas de samba encantam toda a cidade. A partir de agora, elas têm um sistema, um calendário, e poderão receber recursos incentivados, recursos do ISS destinados à cultura. Eu tenho certeza que o Rio de Janeiro vai ficar ainda mais bonito. O samba é mais que uma expressão popular de música. É alma, força e energia. Ele precisa permanecer. O samba é a expressão mais profunda de gerações e gerações de brasileiros que construíram este país", afirmou o prefeito Marcelo Crivella.
Rodas de Samba se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio - Divulgação


Durante toda a tarde, o Palácio da Cidade foi ocupado pelo samba. Músicos tocaram durante o evento que contou ainda com a apresentação de uma dupla de bailarinos. A solenidade teve a presença dos secretários municipais de Cultura, Adolfo Konder; Ordem Pública, coronel Paulo Amendola; e Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Renato Moura.


O calendário contempla 259 rodas e é parte da resolução conjunta assinada pelas secretarias de Cultura, Fazenda e Desenvolvimento, Emprego e Inovação.


O texto regulamenta o decreto 43.423, de julho de 2017, que dispensa a necessidade de alvará e estabelece locais, datas e horários para esse tipo de evento a cada ano, beneficiando cerca de quatro mil músicos, com a realização de mais de mil apresentações.


O documento estabelece ainda uma série de regras para a organização dos eventos, como a estrutura para shows e a utilização de mesas e cadeiras. Os produtores também poderão organizar o Circuito do Empreendedor do Samba Carioca, com barracas para comercialização de produtos historicamente ligados à cultura do samba.


Os custos, assim como a montagem e a desmontagem dos equipamentos e da estrutura, serão de total responsabilidade dos produtores.


A Resolução Conjunta das Rodas de Samba foi construída após conversas com produtores culturais de todas as regiões do Rio de Janeiro. Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas, que percorreu toda a cidade para ouvir as principais demandas e reivindicações dos profissionais que produzem e atuam nas rodas. Os sambistas comemoraram a iniciativa do prefeito.





Rodas de Samba se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Divulgação
Rodas de Samba se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Divulgação