Mais Lidas

Entenda o que é a labioplastia, cirurgia íntima feita por Geisy Arruda

Pesquisa mostra que o Brasil é o país campeão no procedimento estético: mais de 20.000 mulheres em um ano

Geisy Arruda fez a labioplastia em 2012 e não se arrepende
Geisy Arruda fez a labioplastia em 2012 e não se arrepende -

O desejo de mudar o próprio corpo levou 1.466.245 pessoas à mesa de cirurgia, só no Brasil, segundo uma pesquisa global realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) no ano passado. Os dados, referentes aos procedimentos cirúrgicos realizados em 2017, mostram que o país é campeão em labioplastia, — ou ninfoplastia — com 21.835 mulheres tendo realizado o procedimento, ficando a frente até mesmo dos Estados Unidos.

Uma das primeiras celebridades brasileiras a revelar que fez labioplastia foi Geisy Arruda, que realizou o procedimento em 2012. "Sempre tive os lábios vaginais maiores do que as minhas amigas e do que as minhas irmãs. Eu notava essa diferença e via que tinha os lábios muito avantajados", relembra Geisy, que viu o incômodo crescer ainda mais quando posou nua pela primeira vez, em 2009. "Foi horrível. Eu tive uma dificuldade tremenda ao fazer as fotos. Na hora do sexo oral, era algo que eu não gostava. Mexia diretamente com a minha autoestima", relembra.

A cirurgia, que visa a melhoria estética da região genital feminina, costuma ser feita para reduzir os excessos de pele nos pequenos ou grandes lábios vaginais. "Apesar de ainda existir gente que acredite que cirurgia plástica é pura vaidade, a realidade é outra. Saúde e vaidade se misturam e, se tratando de cirurgia íntima, não poderia ser diferente", pondera o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica André Maranhão.

O médico ainda explica que o problema relatado por Geisy é comum, e que as pacientes costumam alegar constrangimento durante a relação sexual e ao usar trajes de banho, além do desconforto com roupas justas. "Toda mulher tem o direito de valorizar sua intimidade e, com o empoderamento feminino, elas se sentem mais independentes para se realizar plenamente em sua intimidade. A disponibilidade de informação também é responsável por este aumento, fazendo com que a mulher se examine mais, conhecendo melhor sua região genital", acredita André.

Geisy descobriu a cirurgia por acaso, em uma ida ao consultório de um cirurgião plástico, mas a influenciadora digital não pensou duas vezes na hora de encarar o procedimento, que foi feito por questões estéticas. "Mudou o meu psicológico. De todas as cirurgias que fiz — entre rinoplastia, lipoescultura, silicone — a cirurgia íntima foi a que mais modificou a minha vida. Me tornei uma mulher mais segura, mais forte, sexualmente mais liberta", afirma ela, que não se arrepende da labioplastia. "A região íntima é extremamente importante. É para você olhar e pensar: 'Nossa, como a minha vagina é linda!'. Você sentir orgulho da sua vagina, estar bem com seu corpo na hora da transa e poder se entregar na hora do sexo, sem ter vergonha de nada, não tem preço!", diz Geisy.

 

Cirurgia pode ser feita pelo SUS

Dos 5.500 cirurgiões plásticos no Brasil, 68% estão aptos a fazer a labioplastia, que pode ser realizada em hospitais públicos. "Existem serviços de cirurgia plástica e ginecologia que realizam a cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas a pessoa deverá passar por uma triagem e seguir uma fila de regulação", explica André Maranhão.

Para quem quiser realizar a labioplastia imediatamente, é bom já ir economizando, pois o valor do procedimento é alto. "No Rio de Janeiro, existem mais de 800 cirurgiões plásticos com habilitação para o procedimento e, portanto, de todas as faixas de custo. Em média, podemos estimar o custo aproximado de R$ 4 mil a R$ 7 mil, dependendo, é claro, da complexidade do caso", informa o médico.

Nubia Oliiver é adepta de outros procedimentos

Além da labioplastia, outros procedimentos íntimos conquistaram as famosas. É o caso de Nubia Oliiver, que é adepta do tratamento a laser chamado érbio fotona. A tecnologia, que promete ser eficaz, indolor e pouco invasiva, promove o aumento da vascularização dos tecidos, do colágeno e da elastina vaginal. "Já estou na terceira sessão. Faço a cada 6 meses", conta Nubia, que também clareia as partes íntimas. "Hoje, os cuidados com a beleza estão cada vez mais intensos. Pele, peito,boca, bunda… Por que não cuidar da nossa estética íntima, que nos traz tanto prazer? Toda mulher deveria pensar nisso, principalmente aquelas que dão valor à vida sexual com qualidade e intensidade, como sempre gostei. Digo que o érbio fotona só não é melhor porque não beija na boca, não faz sexo e não paga contas", diverte-se Nubia.

* Estagiária sob supervisão de Carla Rangel.

Geisy Arruda fez a labioplastia em 2012 e não se arrepende Fotos Reprodução do Instagram
Geisy Arruda fez a cirurgia de labioplastia em 2012 e não se arrepende do procedimento: 'Me tornei uma mulher mais segura' Reprodução do Instagram
Geisy Arruda fez a cirurgia de labioplastia em 2012 e não se arrepende do procedimento: 'Me tornei uma mulher mais segura' Reprodução do Instagram
O médico André Maranhão, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que as pacientes que fazem labioplastia relatam constrangimento durante a relação sexual Arquivo Pessoal
Geisy Arruda fez a cirurgia de labioplastia em 2012 e não se arrepende do procedimento: 'Me tornei uma mulher mais segura' Reprodução do Instagram
Nubia Oliiver faz procedimento a laser érbio fotona Reprodução do Instagram
Nubia Oliiver faz procedimento a laser érbio fotona Reprodução do Instagram
Nubia Oliiver faz procedimento a laser érbio fotona Nelson Miranda/Divulgação