Mais Lidas

Operação Verão mobiliza policiais na orla das praias do Rio

Guardas Municipais e unidades especiais com a Recom serão utilizadas na Operação

Operação começa neste feriadão
Operação começa neste feriadão -
O policiamento da orla das praias da capital segue reforçado durante todo o feriadão. Cerca de 1,6 mil agentes da PM estão presentes desde o Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. O planejamento de segurança para esta temporada se estenderá de forma integrada às cidades de Niterói e da região da Costa do Sol, como também às vias urbanas e rodovias de acesso às praias.
De acordo com o Governo do Estado do Rio, durante cada fim de semana, serão empregados 1.600 policiais militares, além disso, a operação também irá contar com apoio de guardas municipais e agentes de controle urbano das prefeituras envolvidas.
O novo modelo da Operação Verão foi definido no início de novembro em reunião Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro. O planejamento teve a participação de representantes de vários órgãos envolvidos. A assessoria do Governo do Estado informou, no entanto, que por conta do tempo chuvoso nos dois primeiros finais de semana do mês, o planejamento será posto em prática apenas neste feriadão.
Todo o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da PM. Participaram da organização da Operação Verão, comandantes de batalhões responsáveis pelo policiamento da orla – 2º BPM (Botafogo), 12º BPM (Niterói), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon), 25º BPM (Cabo Frio) e 31º BPM (Barra).
Representantes da Guarda Municipal, da CET-Rio e das secretarias municipais de Ordem Pública e Assistência Social e Direitos Humanos também estiveram nas reuniões. Os comandantes das unidades sediadas em Niterói e Cabo Frio, ambas subordinadas ao 4º CPA (Comando de Policiamento de Área) replicaram o mesmo modelo definido.
O Subsecretário de Gestão Operacional, Marcelo Francisco Nogueira Martins, destacou que além do reforço no policiamento a integração entre as prefeituras fará grande diferença: "Além do reforço no policiamento, nesta temporada de primavera/verão vamos atuar de forma mais integrada, não só com as prefeituras, como também com outros programas de segurança exitosos que adotamos no decorrer este ano", disse.
Unidades especializadas como Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões), BPTur (Batalhão Policiamento em Áreas Turísticas), Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento (GETEM) e Regimento de Polícia Montada (RPMont) também serão disponibilizados.
O esquema contará com o apoio de um Carro de Comando Móvel, que ficará baseado no Arpoador e receberá imagens transmitidas em tempo real por um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM).