Mais Lidas

Oportunidade! Unidade móvel do Senac forma profissionais

Programa Angra dos Reis Profissional capacita 120 alunos nas áreas de Informática e Gestão

Presidente da Sicomércio, José Essiomar, discursa para a plateia de dezenas de profissionais que lotaram auditório para receber seus certificados
Presidente da Sicomércio, José Essiomar, discursa para a plateia de dezenas de profissionais que lotaram auditório para receber seus certificados -

Rio - O Senac RJ realizou na última sexta-feira a cerimônia de formatura dos 120 alunos que concluíram os cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa Angra dos Reis Profissional.

O evento, que aconteceu no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, em Angra, contou com a presença da Diretora Regional do Senac RJ, Ana Claudia Martins, do presidente do Sicomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, José Essiomar Gomes da Silva, e do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão. Todos destacaram a importância da parceria entre as entidades públicas e o Sistema Fecomércio para capacitação profissional e fomento à empregabilidade.

Os cursos do projeto Angra dos Reis Profissional foram ministrados na Unidade Móvel de Informática e Gestão do Senac RJ, um ambiente de aprendizado sobre rodas equipado para a realização das aulas práticas e teóricas dos cursos profissionalizantes. Durante o período de capacitação, os alunos também tiveram oficinas de empreendedorismo e workshop sobre imagem pessoal e postura profissional.

Os estudantes certificados pelo programa também poderão participar do Banco de Oportunidades, centro de carreira do Senac RJ que encaminha, gratuitamente, estudantes concluintes dos cursos de educação profissional para oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras. O Senac RJ tem compromisso com a empregabilidade e geração de renda e o Banco de Oportunidades faz a ponte do aluno com o mercado de trabalho. Além de ser um serviço gratuito para estudantes e empresas, oferece orientação para alunos obterem sucesso em entrevistas de emprego e promove palestras abertas ao público com dicas sobre o mercado de trabalho.

Curso exemplar

Wesley Rocha, jovem profissional com experiência no comércio local, realizou o curso de Práticas Administrativas e destacou a utilidade dos assuntos abordados em sala também na vida pessoal, bem como o trabalho realizado pelo instrutor do curso, que chamou de exemplar. "Pude aprimorar meus conhecimentos e aprender sobre ferramentas tecnológicas que podem ser úteis no meu dia a dia. Como gestor ou funcionário, é preciso estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias aplicadas à área administrativa".

Também aluna de Práticas Administrativas, Sílvia Gomes exaltou a metodologia aplicada e a qualidade dos equipamentos. "Amei o espaço e a estrutura, os computadores e o relacionamento em sala de aula com a turma e, especialmente, com o professor".

Aulas são em espaço moderno

As Unidades Móveis Senac RJ levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas: Informática e Gestão, Gastronomia e Beleza.
 
O projeto Angra dos Reis Profissional foi realizado em parceria entre o Senac RJ, a Prefeitura Municipal e o Sicomércio Angra dos Reis, para incentivar a capacitação profissional e fomentar a empregabilidade e a geração de renda na cidade; e ofereceu cursos profissionalizantes gratuitos de Práticas Administrativas, Informática Básica, Excel, Excel Avançado e Tratamento de Imagens com Photoshop.