Mais Lidas

Projeto no Rio forma alunos e professores para prevenir violências autoprovocadas

Durante nove meses, o projeto impactou 400 alunos, de 9 a 15 anos

Durante nove meses, o projeto impactou 400 alunos, de 9 a 15 anos
Durante nove meses, o projeto impactou 400 alunos, de 9 a 15 anos -
Oferecer ferramentas e formar multiplicadores para trabalhar a Prevenção de Violências Autoprovocadas em Ambiente Escolar. Este é o objetivo do Programa EscolaQPrevine, que apresentará os resultados alcançados na Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu, em Duque de Caxias, no dia 12 de dezembro. Durante nove meses, o projeto impactou 400 alunos, de 9 a 15 anos. Na ocasião, também será lançado o Selo Embaixador da Prevenção.

Construída em parceria pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), a ONG Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) e a empresa Comunicação e Expressão, a iniciativa busca promover a saúde emocional dos estudantes, que são convidados a ampliar o repertório de estratégias para lidar com sentimentos, emoções e traumas, mitigando diferentes situações de violência.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), a Baixada Fluminense reúne os índices mais altos de criminalidade do Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos 18 anos (2000 a 2018), em média 1862 pessoas morreram por homicídio doloso na região. Em média, anualmente, são 52 homicídios por 100 mil habitantes.

Dayse Miranda, doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e coordenadora do GEPeSP, explica que estudos nacionais relacionam a maior exposição aos eventos traumáticos e/ou a situações de violência ao aumento da vulnerabilidade e do adoecimento psíquico e emocional das vítimas. O comportamento suicida é um dos fatores de adoecimento associado aos sintomas da Transtorno de Estresse Pós-traumático.

A Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu recebeu o projeto-piloto por estar localizada no bairro de Imbariê, área altamente violenta de Duque de Caxias. “Essas localidades são marcadas pela violência extrema, na qual o poder público não consegue desempenhar ações de prevenção. Por isso, nosso trabalho busca criar uma rede de apoio, que forme multiplicadores, promovendo o protagonismo e a autonomia dos participantes, para que eles desenvolvam habilidades emocionais e sociais para tomar decisões assertivas, mas também para auxiliar os outros a fazê-las”, explica Dayse.

Lançamento do Selo Embaixador da Prevenção
Durante o encerramento do programa EscolaQPrevine, será lançado o Selo Embaixador da Prevenção. Ele foi criado para garantir a sustentabilidade do projeto, alcançando um número muito maior de professores, crianças e adolescentes. Qualquer pessoa ou empresa poderá apoiar a ação, adquirindo o selo, que tem três categorias: ouro, prata e bronze, de acordo com o valor doado.

Todo o montante recebido custeará a iniciativa em 2020, garantindo a realização de capacitações, deslocamento dos voluntários, custeamento dos materiais utilizados e dos lanches oferecidos aos alunos. “Aqueles que puderam colaborar com o projeto estão promovendo a empatia, o acolhimento, o respeito e a valorização da vida, contribuindo para a transformação de trajetórias de centenas de jovens”, enfatiza Dayse.

A MedLevensohn, distribuidora especializada em saúde, é a primeira empresa brasileira com o Selo Embaixador da Prevenção. “Acreditamos que o EscolaQPrevine pode mudar a história desses alunos em vulnerabilidade social, bem como oferecer mais suporte técnico aos professores e funcionários. Tudo isso em um ambiente de diálogo, com ferramentas e conhecimento sistematizados para enfrentar contextos de violência, inspirando novas atitudes, criando redes de apoio e transformando vidas”.