Mais Lidas

Trens extras! MetrôRio inicia Operação Verão neste fim de semana

Concessionária vai reduzir intervalos entre as composições e reforçar efetivo das estações

Concessionária vai reduzir intervalos entre as composições
Concessionária vai reduzir intervalos entre as composições -
Rio - O MetrôRio vai iniciar, neste fim de semana, a Operação Verão nas 41 estações do sistema. Estão previstos trens extras nas linhas 1, 2 e 4, aumento de 20% no número de lugares em relação à oferta usual.
De acordo com o MetrôRio, os intervalos entre as composições serão reduzidos e haverá reforço das equipes de bilheteria e de segurança. O planejamento especial funcionará até o dia 9 de fevereiro de 2020, sempre em fins de semana de sol e calor.
Para a Operação Verão, os técnicos do MetrôRio fizeram uma extensa revisão dos sistemas de ar-condicionado dos trens, para garantir o conforto dos clientes em dias de temperatura elevada. Além disso, os equipamentos de refrigeração passam por inspeções diárias e, se alguma irregularidade é constatada, o carro é encaminhado imediatamente ao Centro de Manutenção da empresa.
Embarque com bicicletas e pranchas de surf
Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas e pranchas devem ser transportadas no último carro da composição. Já as pranchas devem ser transportadas dentro de uma capa própria. Clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição. O equipamento deve ser acomodado em uma capa própria para o transporte. Em caso de grandes eventos na cidade, a entrada de bicicletas e pranchas no sistema poderá ser suspensa.
Grandes volumes
O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
O que é proibido
Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
Cartão Giro e pagamento por aproximação
Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.