De acordo com uma pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas para o Natal nos shopping centers brasileiros devem crescer 10% este ano em relação a 2018. Com projeção de ser o melhor desde 2012, o período natalino deve movimentar R$ 36,3 bilhões em 2019. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a expectativa de crescimento da principal data do varejo brasileiro é de 5,2%.
No fim de semana que antecede o Natal, o NorteShopping, principal centro de compras da Zona Norte do Rio, espera um aumento importante de fluxo para suas 343 lojas e 56 quiosques. "O aumento de fluxo acompanha o otimismo do lojista. Depois dos excelentes resultados de Black Friday, esperamos um Natal de crescimento para quem compra e para quem vende. Geramos mais de 300 vagas de emprego pro fim do ano e temos duas horas a mais por dia em horário especial para o cliente ter mais tempo de escolher os presentes", explica Luiz Muniz, superintendente do NorteShopping.
No fim de semana que antecede o Natal, o NorteShopping, principal centro de compras da Zona Norte do Rio, espera um aumento importante de fluxo para suas 343 lojas e 56 quiosques. "O aumento de fluxo acompanha o otimismo do lojista. Depois dos excelentes resultados de Black Friday, esperamos um Natal de crescimento para quem compra e para quem vende. Geramos mais de 300 vagas de emprego pro fim do ano e temos duas horas a mais por dia em horário especial para o cliente ter mais tempo de escolher os presentes", explica Luiz Muniz, superintendente do NorteShopping.
O destaque das compras de Natal deve ir para as lojas de vestuário, beleza e brinquedos. A Mercatto, por exemplo, que dobrou seu efetivo para o fim de ano e observou melhoras crescentes nas vendas das datas de varejo de 2019, espera um crescimento de 10% nesse fim de ano. Já na Zinzane, a promoção de camisetas na qual a cliente compra 4 e paga 3 puxa o aumento de vendas do Natal. "Vamos fechar esse fim de ano com um aumento acumulado de 30% nas vendas", prevê Nadjara Nogueira, gerente da loja.
A lista de presentes tem os seus queridinhos. Entre os itens mais procurados estão o kit de batom e máscara de cílios da Quem Disse, Berenice? (R$ 49,90), a sandália Melissa Color Pop (R$ 99), a rasteira de pedrarias da Arezzo (R$ 149,90) e as camisetas masculinas básicas da Taco (a partir de R$ 25,90). Para as crianças, a grande sensação da PB Kids e da Ri Happy é a boneca LOL, seguida de slime, boneca Baby Alive e brinquedos licenciados, como os da Patrulha Canina. O shopping também reforçou o mix para a data. Na Miamar Make, operação recém-inaugurada, as maquiagens saem por R$ 10, sendo uma opção imperdível para as lembrancinhas de Natal.
No Plaza Shopping Niterói, um dos principais empreendimentos da cidade, o movimento de compras foi crescente nas datas de varejo de 2019 e para o Natal não será diferente. Os segmentos mais procurados para a data são os de vestuário, perfumaria e eletrônicos. Além disso, as novas inaugurações, que somam mais de 45 operações, têm atraído o público. Entre as novidades mais recentes estão Le Deppaneur, LeBonton, NBA, Adidas e Tea Shop.
"O Plaza é um lugar que vai além das compras, é uma opção também de entretenimento. Os clientes podem apreciar uma decoração especial iluminada e o espetáculo de Natal dos Brinquedos. Outro destaque é a decoração lúdica e interativa do Toy Story, que tem trazido muitas famílias para o shopping como opção entretenimento e experiência", explica Aline Piubel, Gerente de Marketing do shopping.
No Shopping Tijuca, o principal centro comercial da Grande Tijuca, o movimento de compras tem sido crescente e os segmentos mais procurados tem sido diversificado com cosméticos e vestuário. Segundo Alessandra Torres, gerente da Beauty Box, loja presente no shopping há seis anos, já sente um crescimento considerável das vendas do Natal 2019.
No Plaza Shopping Niterói, um dos principais empreendimentos da cidade, o movimento de compras foi crescente nas datas de varejo de 2019 e para o Natal não será diferente. Os segmentos mais procurados para a data são os de vestuário, perfumaria e eletrônicos. Além disso, as novas inaugurações, que somam mais de 45 operações, têm atraído o público. Entre as novidades mais recentes estão Le Deppaneur, LeBonton, NBA, Adidas e Tea Shop.
"O Plaza é um lugar que vai além das compras, é uma opção também de entretenimento. Os clientes podem apreciar uma decoração especial iluminada e o espetáculo de Natal dos Brinquedos. Outro destaque é a decoração lúdica e interativa do Toy Story, que tem trazido muitas famílias para o shopping como opção entretenimento e experiência", explica Aline Piubel, Gerente de Marketing do shopping.
No Shopping Tijuca, o principal centro comercial da Grande Tijuca, o movimento de compras tem sido crescente e os segmentos mais procurados tem sido diversificado com cosméticos e vestuário. Segundo Alessandra Torres, gerente da Beauty Box, loja presente no shopping há seis anos, já sente um crescimento considerável das vendas do Natal 2019.
"Estamos com um crescimento de 38% nas vendas comparada ao ano passado. Tivemos também um aumento do ticket médio, com os consumidores comprando os presentes não só para familiares e amigos, tanto que a categoria mais vendida na loja é de perfumes, produto que normalmente as pessoas compram para si mesmo. O J´Adore, da Dior, é o mais vendido neste período", exemplifica Alessandra.
Já no setor de vestuário, a Track & Field, especializada em roupas esportivas, também é uma das que vem apresentando crescimento de 10%. Entre as principais peças procuradas estão os tênis esportivos da marca como forma de presente. De acordo com Natália Correia, gerente de marketing do shopping, o movimento tem sido intenso durante todo o dia, inclusive à noite, sendo uma das razões do horário especial para 2019.
"Neste ano decidimos aumentar mais uma vez o funcionamento em até duas horas, nos dias úteis e sábados, chegando a três horas a mais aos domingos, como forma de proporcionar mais tempo para os clientes realizarem suas compras com tranquilidade, já que muitos trabalham até a véspera do Natal", explica Natália.
"Neste ano decidimos aumentar mais uma vez o funcionamento em até duas horas, nos dias úteis e sábados, chegando a três horas a mais aos domingos, como forma de proporcionar mais tempo para os clientes realizarem suas compras com tranquilidade, já que muitos trabalham até a véspera do Natal", explica Natália.