Mais Lidas

Mais de 66% dos cartões de Réveillon do MetrôRio já foram vendidos

Metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h. Durante esse período, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação

MetrôRio recomenda que os clientes antecipem sua compra, tendo em vista que no ano passado os cartões se esgotaram no dia 30
MetrôRio recomenda que os clientes antecipem sua compra, tendo em vista que no ano passado os cartões se esgotaram no dia 30 -
O MetrôRio informou que, até as 10h deste sábado (28/12), foram vendidos 66% dos 158 mil cartões disponibilizados ao público.

Agora, só estão disponíveis para venda os cartões das faixas das 19h (somente ida e ida e volta), 20h (ida e volta), 22h (ida e volta), 23h (somente ida e ida e volta) e o de somente volta, entre 0h e 5h.

As vendas dos cartões estão sendo feitas apenas na estação Carioca do MetrôRio, entre 10h e 21h. Cada cliente pode comprar até dez cartões e o pagamento é feito somente em dinheiro.

A venda acontece até o fim do estoque ou até o início da operação especial, às 19h do dia 31/12. O MetrôRio recomenda que os clientes antecipem sua compra, tendo em vista que no ano passado os cartões se esgotaram no dia 30.

O cartão de ida e volta custa R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio.

Operação Réveillon

O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h. A operação especial de Réveillon vai começar às 19h da terça-feira, 31/12, e termina às 7h da quarta-feira, 01/01/2020. Durante esse período, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.

Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer, em todas as estações, a partir das 7h do dia 01/01, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.

Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.

Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.

As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 01/01.

As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

Horários de embarque no Réveillon:

19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);

20h às 21h – cartão azul-claro (ida – ESGOTADO) e cartão azul-escuro (ida e volta);

21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta) - ESGOTADOS;

22h às 23h – cartão amarelo (ida – ESGOTADO) e cartão laranja (ida e volta);

23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);

0h às 5h – cartão cinza (volta).

Metrô na Superfície

No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.

Gratuidades

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.