Geral

Saiba como recuperar

Pente-fino cancelou 24.640 pagamentos no Rio de Janeiro em quatro meses

Por Martha Imenes

Publicado em 05/12/2019 00:00:00 Atualizado em 05/12/2019 00:00:00
Maior número de pedidos aguardando na fila da Previdência Social são os assistenciais - o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria por tempo de contribuição

Caiu no pente-fino do INSS, e agora? Não se desespere, se você foi um dos 24.640 segurados do Estado do Rio que tiveram o benefício suspenso, há como recuperar o pagamento, desde que ele não tenha sido fraudado. No quadro ao lado, o MEIA HORA listou uma série de providências para recuperar o benefício previdenciário. E quem pode ser chamado? Quem recebe aposentadoria por invalidez e auxílio-doença e que está há mais de seis meses sem revisão, além de aposentados em geral e pessoas com outros pagamentos, como pensão por morte ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago a idosos e deficientes de baixa renda, e trabalhadores rurais. 

Se não cumprirem as exigências em 30 dias, para rural o prazo é de 60 dias, a contar da convocação, podem perder o benefício. Para evitar isso, a dica de especialistas é deixar a documentação e laudos médicos em dia, ter dados como endereço atualizados no INSS e ficar atento aos principais canais de contato para não perder uma eventual convocação. Aposentados por invalidez com mais de 60 anos estão fora do pente-fino.