Geral

Corujão na Orla

Agentes vão atuar das 20h às 2h em Ipanema, Urca, Leblon, Barra e Recreio

Por MARINA CARDOSO

Publicado em 23/12/2019 00:00:00 Atualizado em 23/12/2019 00:00:00
Guarda Municipal atuará na Operação Corujão, das 20h às 2h, durante todo o verão em diversos bairros

Para promover a segurança na orla carioca no período da noite no verão, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) iniciou a Operação Corujão. A ideia é reforçar o efetivo da Guarda Municipal entre 20h e 2h. O planejamento conta com 81 agentes distribuídos em pontos estratégicos na Urca, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio, nas zonas Sul e Oeste da cidade.

Além do patrulhamento, com cerca de 13 viaturas em locais de concentração de pessoas ou em ronda pelos locais, seis reboques atuam na fiscalização do estacionamento irregular. "A Seop está seguindo uma determinação do prefeito Marcelo Crivella de apoiar a segurança pública e levar mais tranquilidade aos cariocas e também aos turistas, que ajudam a fomentar a economia da nossa cidade", afirma o secretário da pasta, Gutemberg Fonseca.

Ainda de acordo com o secretário, a medida é uma forma de complementar a segurança, já que a Operação Segurança Presente nesses bairros (programa do governo estadual integrado por policiais militares e agentes civis que trabalham em seu período de folga) termina às 20h. "Entendemos que por conta das altas temperaturas e férias, o fluxo de pessoas no verão é grande também após esse horário, seria necessário agentes na rua para promover a segurança", explica.

A medida não afetará os cofres públicos. Os guardas serão bonificados com folgas. Para a Operação Corujão foram elaborados reajustes na escala de guardas municipais, com revezamento de 243 agentes em três turnos.