Mais Lidas

Cidade cheia! Sessenta mil turistas chegam ao Rio em novos navios de cruzeiros

Número de cruzeiros pelo Brasil cresceu 12% na temporada 2019/2020

Turistas chegam em transatlânticos no Píer Mauá na maior temporada de cruzeiros dos últimos 20 anos.
Turistas chegam em transatlânticos no Píer Mauá na maior temporada de cruzeiros dos últimos 20 anos. -
Rio - Dois navios (MSC Fantasia e Sovereign) atracaram neste domingo (5) no Píer Mauá para a temporada de final de Réveillon e pré-carnaval, representando, em média, 8,5 mil turistas para visitar a cidade do Rio de Janeiro. Até o próximo dia 21, serão oito navios atracando no Porto do Rio e trazendo em torno de 60 mil passageiros e tripulantes.
Segundo informou à Agência Brasil o gerente de Operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes, esses 60 mil turistas deverão injetar na economia carioca cerca de R$ 7 milhões. Dos oito navios, três são internacionais (Amadea, Amsterdam e Silver Whisper). Os demais são navios que fazem viagens pela costa brasileira. Alguns vêm ao Rio, desatracam e retornam mais de uma vez à cidade. É o caso do Costa Pacífica, que atraca no dia 7, fica dez horas no Rio e parte para nova viagem, antes de regressar, no dia 15.
O cronograma prevê a chegada, no dia 9, dos navios Sovereign e Amadea; no dia 13, chegarão o MSC Fantasia e o Sovereign; no dia 15, o Costa Pacifica; no dia 18, o MSC Fantasia e o Musica; no dia 19, o Amsterdam. No dia 21, serão três embarcações no Píer: Sovereign, MSC Magnifica e Silver Whisper.
Cruzeiros
O MSC Fantasia realiza cruzeiros com embarque no Píer Mauá. Com duração variada, as viagens fazem roteiros pela América do Sul. Já a maioria dos itinerários do Sovereign são cruzeiros para Búzios, Santos ou Balneário Camboriú. Ele retorna ao píer nos dias 9, 13, 17 e 21.
O navio internacional Amadea tem bandeira das Bahamas, possui capacidade para 624 passageiros sem contar a tripulação. O cruzeiro atual da Amadea é de 21 dias, só de ida de Villefranche-sur-Mer (França) para o Rio de Janeiro, com o tema Ano Novo. O itinerário começou em 20 de dezembro de 2019 e termina em 11 de janeiro deste ano.
O Costa Pacifica chega dia 15 por volta das 10h. Lançado em 2009, esse é o terceiro navio de cruzeiro da classe Concordia. Saindo às 20h do Rio de Janeiro, o navio seguirá viagem para Búzios, Ilhabela, Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), retornando ao Rio de Janeiro no dia 23.
Dia 19, é a vez do Amsterdam. Com o cruzeiro de tema Páscoa, ele faz uma viagem de 129 dias, ida e volta. O navio saiu ontem (4) de Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos, passando por diversos países. No Brasil, ele atraca nas cidades de Belém, Recife e Rio de Janeiro. Segue viagem no dia 20 para Buenos Aires e no dia 4 de maio chega na Flórida de volta. O navio traz em média 2.260 passageiros.
Dia 21, três embarcações simultâneas movimentarão o porto: Sovereign, MSC Magnifica e o internacional Silver Whisper. O cruzeiro atual do MSC Magnifica é de 41 dias, só de ida, de Barcelona (Espanha) a Ushuaia (Argentina), com o tema Ano Novo. O itinerário começou em 23 de dezembro de 2019 e termina em 2 de fevereiro de 2020. O Silver Whisper traz quase 500 turistas em um cruzeiro de 21 dias, só de ida de Fort Lauderdale a Buenos Aires.
Sobre a temporada
Segundo afirmou Alexandre Gomes, o Píer Mauá está recebendo o maior número de transatlânticos internacionais dos últimos 20 anos. Na atual temporada, iniciada em outubro de 2019 e que vai até abril de 2020, serão 112 atracações, 37 navios, sendo 27 internacionais e 10 nacionais. Oito desses navios estão vindo ao Rio de Janeiro pela primeira vez.
Gomes lembrou que, na última temporada (2018/2019), o Píer Mauá recebeu 100 atracações, com média de 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. Para a temporada 2019/2020, houve um aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou de 27 para 37 e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil, o que representa incremento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais também subiu, passando de 19 para 27.