Mais Lidas

Porta de entrada pros benefícios

Cadastro Único faz ponte com programas sociais

Criado para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é a porta de entrada para os benefícios sociais no país. Entre eles, tarifa social de energia elétrica, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e carteira do idoso. Por isso, estar cadastrado e, principalmente em dia, dá acesso aos auxílios.

Para fazer parte do programa, as pessoas devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, munidas de CPF ou título de eleitor. Em muitos locais, o próprio Cras realiza o cadastramento das famílias. A manutenção do cadastro é feita pela Caixa Econômica Federal. Já o Ministério das Cidades fica responsável por gerir as informações.

É importante lembrar que ter o CadÚnico não é garantia de participação nos programas sociais. Caso a pessoa seja selecionada, manter o cadastro atualizado permite a participação. Caso contrário, o benefício pode ser interrompido. As famílias devem informar mudança de endereço ou de apenas algum membro, vínculos trabalhistas ou de renda.

O CadÚnico também é o caminho para programas estaduais e municipais. Além disso, pessoas vítimas de desastres devem fazer o cadastro para ter acesso a fundos de emergência para a população.