Mais Lidas

Profissa do churrasco

Decreto legaliza atividade de vendedor de churrasquinho na Zona Norte do Rio

Patrimônio afetivo dos cariocas e maior representante da gastronomia de rua carioca, o churrasquinho ganhou apoio do poder público e, a partir de agora, ganha regulamentação própria. A princípio, as regras valem apenas na Zona Norte e no subúrbio do Rio. Cerca de 150 churrasqueiros lotaram, ontem, o Palácio da Cidade para acompanhar a assinatura do decreto pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB) da lei, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (MDB).

"Fizemos essa lei em 2015, mas o decreto do ex-prefeito (Eduardo Paes) resumia-se a poucos bairros", esclareceu Freitas. O decreto será publicado hoje no Diário Oficial,e estipula que 4% dos ambulantes legalizados de cada região administrativa possam atuar. A restrição permanecerá nos bairros da Zona Sul (exceto Rocinha), Barra da Tijuca, Guaratiba e Centro. "Vamos honrar o crachá, é uma conquista de vocês", pediu o prefeito.

"É uma felicidade saber que uma parcela de cariocas, que olhavam de forma estranha para a gente, vai passar a nos ver como legalizados", disse Marcelo Bandeira, que há 30 anos vende churrasquinho no Cachambi.

Embora a regulamentação ainda não inclua o Centro, o decreto foi comemorado. João Carlos Aguiar, de 50 anos, dono do Churrasco do Lorinho, na esquina da Rua Ubaldino do Amaral com Rua do Rezende, vê a mudança com bons olhos. "Quero trabalhar na legalidade, sem correr o risco de passarem aqui e pegarem minha mercadoria, como já aconteceu", afirmou. "Sou o líder de sete churrasqueiras, já enviamos o protocolo e me parece que vai rolar", completou, esperançoso.