Mais Lidas

Petrópolis foi atingida por mais de 5 mil raios apenas este mês

Concessionária de energia faz alerta e dá dicas importantes sobre cuidados durante as tempestades para a população

Petrópolis teve grande incidência de raios nos primeiros oito dias do ano
Petrópolis teve grande incidência de raios nos primeiros oito dias do ano -
O sistema de monitoramento de raios da concessionária de energia Enel Distribuição Rio, que atende aos municípios da região serrana, registrou 5.476 raios em Petrópolis este ano (de 1º a 8 de janeiro). Apenas na última quarta-feira, dia 08, foram 1.593 incidências de descargas atmosféricas na cidade. Teresópolis registrou 2.337 raios no período, sendo 1.298 durante também na quarta-feira.

O trabalho de monitoramento feito pela Enel tem como principais objetivos identificar os locais de queda de raios, monitorar a evolução das tempestades, apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Enel listou dicas importantes de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter durante as tempestades, como evitar o uso do celular, do secador de cabelo e do ferro elétrico conectado à tomada. A concessionária alerta, ainda que o uso de chuveiros ou torneiras elétricas é extremamente contra indicado durante as tempestades. Se possível, deve-se permanecer dentro de casa durante a tempestade.