Mais Lidas

Governo dos Estados Unidos emite alerta para turistas não visitarem as favelas brasileiras

Em comunicado, o Departamento de Estado do país fez uma série de recomendações ao viajantes

Comunidade da Rocinha
Comunidade da Rocinha -
O Departamento de Estado dos Estados Unidos aumentou o nível de alerta para turistas do país que pretendem viajar para o Brasil. Segundo o órgão, a medida foi tomada pelo crescimento do risco de crimes, principalmente em favelas, nas cidades-satélites de Brasília e em áreas de fronteira.
O alerta de segurança para o destino é nível 2 (em que é preciso cautela), dentro de uma escala que vai do um ao quatro. Porém, existem áreas específicas em que o nível sobe para 4  (em que não é aconselhável a viagem).
O comunicado divulgado nesta terça-feira orienta os viajantes norte-americanos a não visitarem "empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e/ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes". 
A respeito das favelas, as recomendações afirmam que "nem as empresas de turismo nem a polícia podem garantir sua segurança ao entrar nessas comunidades". O texto ainda informa que nem mesmo nas comunidades onde a polícia está presente há a sensação de segurança, pois "a situação pode mudar rapidamente e sem aviso prévio". 
Ainda segundo a declaração do órgão, os turistas que estiverem em solo brasileiro precisam ter cuidado nas áreas próximas, "pois ocasionalmente os combates entre gangues e os confrontos com a polícia ultrapassam os limites dessas comunidades".