Mais Lidas

Especialistas dão dicas para não errar na compra

De acordo com especialistas, é necessário coletar alguns dados sobre o local de instalação do ar-condicionado, porque pode fazer diferença na hora de escolher o modelo. O comprimento e a largura do espaço, por exemplo, é inevitável para saber a potência do aparelho. Contabilize também quantas pessoas vivem no ambiente, o número de aparelhos eletrônicos ligados e a quantidade de janelas. Essas informações fazem a diferença na especificação técnica do ar-condicionado.

Outro quesito para se preocupar é a rede elétrica. Normalmente, os aparelhos de ar-condicionado são 220v, por isso confira se a rede da sua casa é abastecida por essa voltagem. Se não, será necessário fazer a mudança do padrão com um funcionário especializado e autorizado.

Para quem não quer ter dor de cabeça com as instalações, que ainda dependem de uma grana extra, prefira os modelos portáteis, eles só precisam ser posicionados próximos a janelas. Entretanto, os portáteis são mais indicados para espaços menores e normalmente são menos silenciosos que os Splits.

Os modelos mais antigos com a parte traseira para fora da parede podem ser mais baratos, mas consomem mais energia e produzem mais ruído. Já os Split Inverter, por terem tecnologia mais avançada, são silenciosos e econômicos.