Mais Lidas

MP do Rio promove evento para apresentar frentes de atuação para melhorar qualidade da água

O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) fará no evento uma breve apresentação sobre as algumas discussões jurídicas do tema

MPRJ divulga frentes de atuação para melhoria da qualidade da água
MPRJ divulga frentes de atuação para melhoria da qualidade da água -
Rio - O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (CAO Meio Ambiente), do Ministério Público do Rio (MPRJ), promove, na próxima sexta-feira, das 9h às 13h, um evento para apresentar novas frentes de atuação institucional em saneamento básico (água, esgoto e drenagem), após a polêmica da contaminação da água distribuída pela Cedae.
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) fará no evento uma breve apresentação sobre as algumas discussões jurídicas do tema em relação a Região Metropolitana do Rio. Além disso, também serão explicadas as três novas iniciativas do Ministério Público; a publicação "Vozes para o Saneamento Básico - água, esgoto e drenagem", o Manual de Atuação Funcional em Saneamento Básico, e a ferramenta eletrônica Painel do Saneamento Básico.
Ações relevantes na área de saneamento
Segundo o MPRJ, são pelo menos 245 procedimentos que envolvem saneamento básico, desses, 191 envolvem saneamento básico, 48 são sobre a poluição dos rios e seis sobre abastecimento de água. 

Além dessas ações, uma das frentes busca a melhoria da qualidade da bacia hidrográfica do sistema Imunana-Laranjal (responsável pelo abastecimento dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, além da Ilha de Paquetá), com obtenção de decisão judicial obrigando ações de monitoramento, controle do assoreamento e reflorestamento.

Para as obras de saneamento e despoluição da Baía de Guanabara, o MPRJ firmou, em julho de 2019, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado para a retomada das obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) e do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG).
Ainda segundo eles, o termo possuí quatro grandes intervenções por parte do Estado do Rio para garantir a expansão do saneamento básico e despoluir as áreas do entorno da Baía da Guanabara. Após a execução das obras, previstas para o prazo máximo de quatro anos, ao menos 1,5 milhão de pessoas que vivem nas regiões afetadas serão diretamente beneficiadas.