Governo estadual estuda dar desconto na conta da água
Medida beneficiaria quem foi prejudicado pela contaminação por geosmina. Mas decisão depende de acionistas da Cedae
Por Maria Luisa Melo
Publicado em 22/01/2020 09:47:15 Atualizado em 22/01/2020 09:47:15Três semanas depois de a população denunciar a má qualidade da água que tem chegado barrenta ou com forte cheiro e sabor de terra às torneiras, o governo do estado avalia a possibilidade de abatimento na conta d'água dos consumidores afetados. Segundo explicou o secretário da Casa Civil, André Moura, em entrevista ao jornal O DIA, a medida ainda precisará ser aprovada pelo conselho administrativo da companhia.
"Essa questão de abatimento é uma situação que está em análise. Mas não é uma determinação somente do governador. A companhia tem um conselho", explica.
Moura diz, ainda, que a qualidade da água fornecida pela Cedae pode melhorar a partir de amanhã, quando começará o processo de tratamento com o carvão ativado. Questionado se tal tratamento não levaria semanas para normalizar a qualidade da água, ele nega: "Assim que o sistema entrar em operação, quinta- feira agora", garante. Ele credita o problema a administrações anteriores e diz que havia projetos engavetados há 16 anos.
"Éramos a única companhia, sem captação de água corrente, que não tem esses filtros (de carvão). Agora vamos ter. A companhia, por determinação do governador, está trabalhando para apresentar uma proposta de intervenções que possam resolver, fora aquilo que está previsto em investimento nas concessões dos quatro blocos, que resolverá definitivamente o problema de Guandu", diz.
Ainda segundo ele, a previsão de investimento nos quadros de modernização (na estação do rio Guandu) são de R$ 700 milhões.