Muitas reclamações
Primeiro dia útil com novos horários das barcas teve queixas de passageiros
Por Anderson Justino
Publicado em 28/01/2020 00:00:00 Atualizado em 28/01/2020 00:00:00O primeiro dia útil já com as mudanças nos horários de partida das barcas foi de reclamação e correria na manhã de ontem, nos portões de saída da Estação Praça XV, na Região Central do Rio. Passageiros que vinham de Niterói e Paquetá diziam que os atrasos nas saídas das embarcações também estavam causando desconforto. No ano passado, o atraso na partida das embarcações foi a queixa mais frequente entre os usuários, segundo dados da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp). Comparando com 2018, o número de reclamações aumentou 192%.
"Hoje foi aquele dia em que tudo deu errado. Além das mudanças, houve atrasos. A decisão deles passou por cima do pedido dos moradores", disse o maqueiro Flaviano Souza de Freitas, de Paquetá.
Além dos novos horários nas embarcações vindas de Paquetá, a mudança ocorreu na travessia entre as estações Arariboia (Niterói) e Praça XV (Rio). Os intervalos entre as viagens, antes de 10 minutos, passaram para 15 minutos.
"Isso (os novos horários e intervalos das barcas) muda muita coisa. É pouco tempo, mas altera um planejamento que cada pessoa precisa fazer. Muitos evitam a Ponte Rio-Niterói por conta do trânsito, mas com essa loucura toda, talvez seja a melhor decisão optar pelo ônibus", afirmou o auxiliar administrativo Alexandre Bezerra, morador de Itaboraí.
Segundo a Agetransp, o número de reclamações contra a CCR em 2019 foi de 260, 171 a mais que no ano anterior. Dessas, 65 eram ligadas diretamente ao atraso das embarcações. As outras são: problema de ar-condicionado das embarcações e má conservação.
Em nota, a Secretaria de Estado de Transportes informou que, no primeiro fim de semana da nova grade de horários na linha de Paquetá, a operação das barcas não apresentou superlotação.