Mais Lidas

Brasileiros chegaram

Passageiros, com máscaras cirúrgicas, seguiram para uma quarentena de 18 dias

Brasileiros repatriados da China chegaram a Goiás
Brasileiros repatriados da China chegaram a Goiás -

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira que trouxeram 34 brasileiros da cidade de Wuhan, na China, epicentro do novo coronavírus, chegaram ao Brasil na madrugada de ontem, entre 1h48 e 1h52, no Aeroporto de Fortaleza para abastecimento, permanecendo lá até 3h25.

De lá, os aviões com os brasileiros seguiram para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficarão em quarentena de 18 dias. A previsão era que eles chegassem às 5h de ontem na cidade, segundo o Ministério da Defesa, mas atrasaram e chegaram entre 6h05 e 6h11.

Antes de Fortaleza, os voos fizeram escala em Varsóvia, na Polônia; e Las Palmas, na Espanha. O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, divulgou no último sábado uma nota para agradecer aos governos de Espanha, Polônia e China por terem permitido os pousos dos aviões brasileiros.

Além dos 34 repatriados (entre eles crianças de 1, 2, 3, 7 e 12 anos), que não apresentam sintomas do coronavírus, também viajou uma equipe de apoio com 24 membros, que serão avaliados para saber se também precisarão ficar isolados.

Ao desembarcarem em Anápolis, os passageiros usavam máscaras cirúrgicas e foram direto para um ônibus. Eles eram orientados por uma equipe usando macacões amarelos e máscaras de proteção.

'Tudo é possível'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse ontem que "para militar, tudo é possível" ao ser questionado se pretendia visitar os brasileiros repatriados da China, por causa do surto do novo coronavírus. Ele ponderou não ter previsto ir ao hospital de trânsito da Aeronáutica na cidade, onde os repatriados ficarão em quarentena por 18 dias. Três vezes ao dia, cada pessoa terá de passar por exames médicos, a fim de verificar sinais vitais e demais sintomas que possam surgir.

Comentários