Mais Lidas

Unidos da Ponte propõe uma reflexão sobre eternidade no Carnaval 2020

Agremiação faz crítica sobre as formas que os humanos buscaram para se manterem eternizados durantes os séculos

Detalhe Unidos da Ponte
Detalhe Unidos da Ponte -
A eternidade é o tema do enredo da Unidos da Ponte para o Carnaval 2020. Propondo uma reflexão sobre as relações humanas com o tempo, a agremiação recorda na Avenida momentos curiosos do mundo moderno.  "O segundo setor será o mais interessante, porque é uma reunião de ideias engraçadas e absurdas sobre o que foi buscado para se conseguir a eternidade", adianta João Francisco Dantas, pesquisador e desenvolvedor de enredo da Escola.      
Por entre as alas, a Escola faz uma sátira sobre as diferentes táticas que o ser tentou humano utilizar para se manter eterno durante os séculos. "Apesar de ser um tema abstrato, as representações da eternidade são bem concretas, o que facilitou e muito o desenvolvimento do enredo e a construção das imagens que vão ser apresentadas. Tem uma cronologia na apresentação dos elementos. Desde o nascer da ideia de eternidade, passando pelo desejo de ser eterno, indo até a vontade de se fazer eterno pelo nome e chegando ao elo que constrói a eternidade, que vai ser demonstrado por meio do samba", avalia João. 
Esse questão, inclusive, passeia pela manutenção do samba, tendo em vista os problemas financeiros que o Carnaval carioca vem sofrendo. "A máquina do samba é muito grande. E por ser uma máquina grande, para que ela funcione bem, é preciso o cuidado de muita gente. A proposta do enredo é: que o sambista entenda que ele é o lugar em que o samba vive. O samba é uma imaterialidade que só se manifesta nos corpos dos sambistas", reflete. 

Comentários