Geral

O que abre e o que fecha

Vários órgãos e comércios terão esquema especial e bancos não funcionam

Por MH

Publicado em 22/02/2020 00:00:00 Atualizado em 22/02/2020 00:00:00

Abram alas que o Carnaval começou. Durante os dias de folia, é preciso ficar de olho nas alterações de funcionamento de serviços e comércio. Transportes públicos terão operação especial, shoppings com horário reduzido e os bancos não funcionarão na segunda e terça-feira. Cada rede de supermercado definiu o horário de atendimento.

Os bancos estarão fechados segunda e terça-feira de Carnaval. Voltam a funcionar na Quarta de Cinzas, a partir do meio-dia, com encerramento no horário normal. Em locais em que as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, para garantir o mínimo de três horas de funcionamento. Contas de consumo, como água, energia e telefone, com carnês com vencimento dias 24 ou 25, podem ser pagas, sem acréscimo, na quarta.

Os postos de habilitação e identificação civil do Detran não abrirão no Carnaval. Dessa forma, o órgão voltará a funcionar normalmente na próxima quinta-feira.

As unidades 24 horas do município do Rio, como UPAs, hospitais e os Centros de Emergência Regional (CERs) funcionam normalmente. As de Atenção Primária (centros municipais de Saúde e clínicas da Família), policlínicas e ambulatórios dos hospitais não abrem na segunda e terça-feira. Durante o ponto facultativo do dia 26, funcionarão a partir das 13h.

Os postos de emergência da Secretaria Estadual de Saúde funcionam normalmente, por 24 horas. Nas unidades que não possuem emergência, os serviços estão com horário alterado ou seguem agendamentos já definidos para cada paciente, casos da Riofarmes, Rio Imagem, Iaserj e Postos de Assistência Médica (PAM).