Mais Lidas

Coronavírus: Crivella vai levar idosos de favelas para hotéis na Zona Sul

Prefeito do Rio está negociando acordo com 10 redes

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella -
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse, na manhã desta segunda-feira, em entrevista coletiva pela internet que negocia com 10 hotéis da Zona Sul para receber idosos das favelas. A medida visa reduzir o risco de contágio dos moradores que pertencem ao grupo de risco pelo Covid-19. 
"As nossas equipes das unidades de saúde básica conhecem os idosos das comunidades. Se eles vivem em áreas com grande risco de contaminação, vamos levá-los para um lugar seguro. Ainda estamos negociando o valor e como será feito esse pagamento das diárias aos hotéis", explica o prefeito. 
A lista dos idosos que serão levados aos hotéis da Zona Sul será definida após análise de histórico nas unidades de saúde primária. A lista deve incluir, principalmente, pacientes com 60 anos ou mais que já realizaram tratamentos contra pneumonia e outras doenças respiratórias, bem como hipertensos e diabéticos.
Além dessa medida, o prefeito também anunciou que as comunidades receberão a partir de amanhã uma espécie de lavatório de mãos, para os moradores que quiserem higienizar as mãos. Os postos terão água e sabão disponíveis para a limpeza.
Outra estratégia adotada pela prefeitura, em parceria com a Comlurb, será a lavagem de ruas, calçadas, pontos de ônibus e estações de BRT e Metrô. "A Comlurb montou uma programação para início amanhã com 20 caminhões pipa, 10 caminhões com bombas e 30 pulverizadores. A ideia é mitigar os pontos de contato com o vírus e reduzir o risco de contaminação", garante Paulo Mangueira, presidente da Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana).