Mais Lidas

Aglomeração até pra tomar vacina

Primeiro dia de vacinação tem filas de idosos

O primeiro dia de vacinação contra a gripe foi marcado por longas filas. Idosos lotaram ontem os postos e clínicas de saúde da rede municipal do Rio. Unidades do Detran também participaram da campanha de imunização, mas em sistema de drive-thru. Mesmo assim, o tempo de espera para ser vacinado chegou a 30 minutos. Apenas pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde podem ser vacinados nesta primeira fase, que vai até 15 de abril.

O posto de saúde Manoel José Ferreira, no Catete, abriu às 8h para vacinação, mas muitas pessoas já esperavam na fila desde muito cedo. Para reduzir os riscos de contágio, funcionários do centro de saúde circulavam pela rua pedindo que as filas fossem espaçadas.

Na esperança de reduzir danos, a agente de saúde Cristiele Silva pedia que os idosos se afastassem uns dos outros e desfizessem as rodas de conversas. "Alguns respeitam, outros não. Eu estou fazendo a minha parte parte para ajudá-los, mas a maioria não obedece", disse.

Na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, a situação foi um pouco mais tensa. Os idosos reclamaram que os agentes de saúde chegaram tarde, atrasando a vacinação. "A gente fica aqui esperando e não tem informação. Dizem que não é para aglomerar o idoso, mas a gente fica aqui esperando esse tempo todo e acaba exposto", reclamou a aposentada Alzira Veiga, de 62 anos, que ficou cerca de 25 minutos na fila para ser vacinada.

Já no Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz, no Centro, as filas também eram grandes, mas andavam rápido. "Eu estou preocupada com a minha saúde e por isso me adiantei e vim logo me vacinar", contou a aposentada Wanda de Souza, de 74 anos.

A vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), mas não combate o Covid-19. Idosos com mais de 80 anos podem ser vacinados em domicílio, caso tenham cadastro nas clínicas da família.