Mais Lidas

Prefeitura do Rio muda regras de serviços funerários para evitar contaminação por coronavírus

Entre as medidas estão recomendação de velórios rápidos e com pouca gente, e a preferência por cremação e embalsamento ao invés de enterros. Funcionários de devem usar EPIs e locais higienizados após manipular o corpo

Prefeitura muda regras de serviços funerários para conter coronavírus
Prefeitura muda regras de serviços funerários para conter coronavírus -
A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, da Prefeitura do Rio, publicou nesta quarta-feira uma portaria de altera regras para serviços funerários e e transporte de cadáveres, além dos velórios e enterros, visando proteger contra o novo coronavírus. A medidas devem ser aplicadas em casos suspeitos e confirmados do Covid-19.
É recomendado que os velórios ocorram em locais com portas abertas para a fácil circulação do ar, com tempo reduzido e poucas pessoas. É pedido que o caixão fique fechado para evitar que se toque o cadáver, sendo liberado a abertura do visor. A portaria também pede que dê preferência à cremação ao invés de enterro ou embalsamamento. O uso de fitas para fechar o caixão também está proibido.
Está proibida a troca de roupas,com o corpo sendo vestido apenas uma vez. A roupa que o cadáver estava antes deve se rcolocada em saco impermeável, totalmente fechado e previamente desinfectado com borrifador. É pedido também que se evite maquiagem no corpo.
Os funcionários de serviços funerários devem ser capacitados para aplicar as novas regras e ter disponíveis Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o uso durante a manipulação do cadáver. O local onde é feito o trabalho também deve ser totalmente higienizado após o serviço. 
Os veículos que transportam os corpos devem ter uma barreira física entre a cabine do motorista e o compartimento do caixão, que deve ser revestido com material liso, impermeável, resistente e de fácil higienização. O veículo deve ser totalmente higienizado após sua utilização.

Pede-se também que os traslados para outras cidades, estados ou países seja evitado, exceto em casos liberados por autoridades sanitárias. O pessoal do transporte também deve usar EPI semi-descartáveis, que podem ser guardados e sacos de papel ou plástico perfurados para permitir a ventilação.
Funcionários dos cemitérios também precisam usar equipamento de EPIs e ter instrumentos para o trabalho desinfectados.