Mais Lidas

Projeto de lei para conter avanço do coronavírus nas favelas é apresentado na Câmara

Plano emergencial proposto pela bancada do Psol prevê ações como renda básica de um salário mínimo por família e distribuição gratuita de itens de higiene como álcool em gel e sabão

16 01 2020 -  Morro do Borel, Andaraí, Rio de Janeiro - RJ. Foto Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia
16 01 2020 - Morro do Borel, Andaraí, Rio de Janeiro - RJ. Foto Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia -
Brasília - A bancada do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) na Câmara Federal apresentou um plano emergencial de ação para conter a disseminação do novo coronavírus nas favelas e periferias do país. O pacote de medidas é baseado em três aspectos: renda mínima aos trabalhadores em situações de vulnerabilidade, fornecimento de cestas básicas e distribuição gratuita de itens essenciais de higiene como álcool em gel, sabonete líquido, água sanitária e água potável. O projeto, que ainda precisa de aprovação no Congresso, foi protocolado na tarde desta quarta-feira.
O texto sugere, entre outras medidas, a proibição do corte do serviço de água à população de baixa renda, plano que já foi anunciado no Rio de Janeiro pelo governador Wilson Witzel. Outro artigo do projeto propõe que o Poder Público garanta a distribuição nacional gratuita de produtos de higiene como sabão, álcool em gel 70%, detergente e água sanitária. "Esse projeto foi pensado a partir das experiências e das alternativas apresentadas pelos moradores das favelas. A favela resiste e apresenta alternativas concretas para vencer a pandemia, e esse projeto acompanha as demandas daqueles que estão construindo o enfrentamento ao COVID-19 nos territórios brasileiros", diz um trecho do texto.
"Como os moradores das favelas vão sobreviver se não poderão sair para trabalhar e ganhar dinheiro? Como vão pagar as contas e comprar material de limpeza? Se o poder público não ajudar, famílias vão morrer de fome. Por isso apresentamos esse projeto", disse o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ). Ele assina o projeto ao lado de Talíria Petrone (PSOL/RJ), Glauber Braga (PSOL/RJ), David Miranda (PSOL/RJ), Áurea Carolina (PSOL/MG), Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Luiza Erondina (PSOL/SP), Ivan Valente (PSOL/SP) e Sâmia Bonfim (PSOL/SP) e Edmilson Rodrigues (PSOL/PA).