Mais Lidas

Discurso polêmico

Políticos e profissionais da saúde reagem com críticas às declarações de Bolsonaro

Jair Bolsonaro defendeu o fim do confinamento em massa e chamou a Covid-19 de
Jair Bolsonaro defendeu o fim do confinamento em massa e chamou a Covid-19 de "resfriadinho" -

Entidades médicas e políticos condenaram o pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), feito na terça-feira, sobre a Covid-19. Ele chamou a doença de "resfriadinho" e pediu o fim do "confinamento em massa".

O Conselho Nacional de Saúde considerou que o discurso prejudica o esforço feito para que o Sistema Único de Saúde (SUS) não entre em colapso. Já a Sociedade Brasileira de Infectologia afirmou que as declarações podem dar a falsa impressão de que as medidas de contenção social são inadequadas.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva considerou "intolerável e irresponsável o discurso da morte". E a Sociedade Brasileira de Geriatria disse que qualquer medida que abrande o isolamento será "extremante prejudicial".

Políticos também se manifestaram. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, disse que "cabe aos brasileiros seguir as normas da OMS e do Ministério da Saúde".

Ao menos quinze governadores foram contra o discurso do presidente. João Dória (PSDB), de São Paulo, foi um dos mais polêmicos. "O senhor como presidente da República tem que dar o exemplo". Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, também foi incisivo. "Um estadista tem que assumir as falhas. Não tem mais diálogo com este homem", afirmou, rompendo com o presidente.