Mais Lidas

Atriz e diretora de teatro morre após complicações da Covid-19

Profissional estava internada desde o dia 24

Erika era diretora da companhia de teatro Aglomerados
Erika era diretora da companhia de teatro Aglomerados -
A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna confirmou em sua página oficial no Facebook que a atriz e diretora Ericka Ferreira, 39 anos, formada na unidade, morreu na noite deste sábado por conta de complicações do coronavírus. Segundo o relato do marido da vítima, o também ator Sylvio Moura, ela estava internada no Hospital de Clinicas Alameda, no bairro Fonseca, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, desde o último dia 24.
"Ela tinha diabetes e por causa disso teve que fazer a amputação de um dos pés. Optamos por cremar o corpo para conseguirmos dar um velório e um enterro digno a ela. Sabemos que muita gente gostaria de prestar uma última homenagem a ela. Ela saiu do hospital já dentro do caixão e direto para o carro fúnebre, que a levou ao local do crematório, no Parque da Colina. A gente só pôde acompanhar a saída do carro fúnebre até dentro do prédio numa distância de uns 20 metros mais ou menos", disse Sylvio.
Sobre o possível local para jogar as cinzas da mulher, Sylvio disse que ainda vai discutir esse assunto com a família. "Mas a primeira ideia seria no mar, porque ela tinha uma relação boa com o mar, com as águas".
Segundo o marido, existe a possibilidade do velório ser realizado na Martins Penna, onde Erika se formou. "Ela tinha uma relação muito forte com a escola e ela é muito importante para o Rio de Janeiro".
Sobre os motivos para internação, Sylvio relatou que Ericka sentia cansaço e dor no peito. "Não era nem falta de ar, era dor mesmo. Aí a gente decidiu ir ao hospital mais para fazer uma avaliação, porque ela estava relativamente bem. Chegando lá, ela fez uma ressonância nos pulmões e foi visto que estava com muita secreção e os médicos acharam melhor internar. Meia hora depois dela ser internada, o quadro piorou. Eles a colocaram no balão de oxigênio e ela ficou em coma induzido. Na quinta-feira, ela começou a apresentar falha renal e na sexta decidiram fazer uma hemodiálise. Ontem, fui no hospital saber como ela estava e disseram que ela tinha reagido bem para a hemodiálise e estava estável. Às 19h39 falaram que ela teve uma parada respiratória total, seguida de uma parada cardíaca e ela não conseguiu mais voltar", lamentou.
Sylvio também relatou que Ericka testou para o coronavírus. O resultado do exame ficará pronto em dois dias.
Erika também era professora do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal, em São Gonçalo, além de coordenar a companhia de teatro Aglomerados. No dia 16 de março, a atriz publicou uma foto nas redes sociais alertando sobre a necessidade em permanecer em isolamento para evitar a propagação do vírus.
Nas redes sociais, amigos postaram homenagens a atris e alertaram sobre a necessidade de permanecer em isolamento. "Vá em paz Ferreira Erika... Saiba que sua passagem foi muito linda aqui na terra", disse uma amiga.