Mais Lidas

Rocinha registra segunda morte suspeita pelo novo coronavírus

Novo caso é do aposentado Antônio Edson Mesquita Mariano, de 67 anos, que veio a óbito na CER do Leblon, na segunda

Seu Ed, como era conhecido, tinha 67 anos
Seu Ed, como era conhecido, tinha 67 anos -
A Rocinha tem mais um caso suspeito de morte pelo novo coronavírus (covid-19) na comunidade da Zona Sul do Rio. A nova suspeita é do aposentado Antônio Edson Mesquita Mariano, de 67 anos, que morreu na segunda-feira na Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon. 
De acordo com familiares, Seu Ed, como era conhecido, tinha algumas doenças pré-existentes. Ele começou a passar mal no meio da semana passada e procurou a UPA da comunidade com falta de ar. 
"Ele foi diagnosticado com pneumonia e mandado para casa. Faleceu em dois dias com agravamento da falta de ar. Deveria ter ficado internado", uma sobrinha lamentou, pelas redes sociais.
Segundo ela, o exame para a detecção da doença no tio foi feito após a morte dele e sob exigência família. 
"Isso é um descaso com os seres humanos. Quem tem sintomas tem que ser testado imediatamente. Meu tio só foi testado depois de morto e porque exigimos", criticou.
O aposentado foi cremado na própria segunda no Crematório da Penitência, no Caju. Por causa da suspeita de covid-19, a família optou por não velar seu corpo.
Seu Ed, como era conhecido, tinha 67 anos - Arquivo Pessoal
QUASE 50 SUSPEITAS
Atualmente, o Rio tem 28 mortes confirmadas pela doença e outras 49 suspeitas, de acordo com o último balanço da Secretaria estadual de Saúde, divulgado ontem.
Procurada pelo MEIA, sobre o caso do Seu Ed, a pasta disse que não comenta especificamente resultados de pacientes.
"Sobre mortes em investigação, a secretaria esclarece que todas as amostras que dão entrada no Lacen são investigadas", acrescentou, em nota. 
PRIMEIRA SUSPEITA
A primeira suspeita de morte pelo coronavírus na Rocinha é da professora Maria Luiza Santana do Nascimento, 70. A idosa também morreu na segunda, após passar seis dias internada na UPA da comunidade. O teste para detecção da covid-19 foi feito o resultado ainda é aguardado.
"Ela fez o exame, mas o falecimento aconteceu antes do resultado. Eles disseram que a causa de morte 'indeterminada' na declaração de óbito daria agilidade para despachar o corpo. Não ficou esclarecido", disse Raquel Lobão, nora da idosa.
Seu Ed, como era conhecido, tinha 67 anos Arquivo Pessoal
Seu Ed, como era conhecido, tinha 67 anos Arquivo Pessoal