Mais Lidas

Encontro religioso na Índia causou ao menos 400 casos de coronavírus

A reunião promovida pela congregação islâmica Tablighi Jammat ocorreu no início de março e virou foco de transmissão do vírus

Mesquita Nizammudin Markaz foi foco de transmissão do novo coronavírus na Índia
Mesquita Nizammudin Markaz foi foco de transmissão do novo coronavírus na Índia -
Pelo menos 400 pessoas que participaram de um evento religioso na Índia foram diagnosticadas com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A reunião promovida pela congregação islâmica Tablighi Jammat ocorreu no início de março e virou foco de transmissão do vírus.

“Nós fomos informados da ligação da congregação Tablighi Jammat com casos de covid-19 no estado de Telangana. Desde então, estamos realizando um intenso processo de rastreamento e amostragem de contatos nos estados para os quais os participantes desse evento viajaram. Até o momento, pelo menos 400 casos positivos foram identificados nesses estados, que estão ligados à Nizammudin Markaz (mesquita que é o centro global da congregação)”, afirmou Lav Aggarwal, secretário adjunto do Ministério da Saúde.

De acordo com Aggarwal, testes adicionais em andamento podem aumentar ainda mais o número de casos vinculados a essa reunião. Cerca de 9 mil pessoas, entre membros do Tablighi Jamaat que participaram dos encontros e aqueles com os quais eles tiveram contato, foram colocados em quarentena.

O encontro que espalhou o novo coronavírus foi uma tradicional conferência anual, que começou no dia 3 de março. Estrangeiros participaram do evento, e a suspeita é de que eles tenham sido os responsáveis pela transmissão.