Mais Lidas

Unidos contra o coronavírus

Firjan, Naturgy e Secretaria Estadual de Saúde vão fazer doações para compra de EPIs

Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, será um dos beneficiados pela ação conjunta entre Firjan, Naturgy e Secretaria Estadual de Saúde
Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, será um dos beneficiados pela ação conjunta entre Firjan, Naturgy e Secretaria Estadual de Saúde -
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com a Naturgy, concessionária de gás, e a Secretaria Estadual de Saúde, fará doações em dinheiro que serão revertidas para compra e distribuição de máscaras, luvas e aventais para seis unidades da rede pública de saúde: Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, Hospital Souza Aguiar, Hospital Carlos Chagas, Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ação conjunta vai apoiar também um público muito importante neste momento: os idosos. "O Ministério Público Estadual nos apontou que cerca de 400 abrigos de idosos estão enfrentando dificuldades. Dessa forma, a iniciativa também estará voltada para a compra de produtos de limpeza e higiene pessoal, fundamentais para impedir o avanço do novo coronavírus", afirma Jorge Peron, gerente de sustentabilidade da Firjan.

A diretora de comunicação da Naturgy, Fernanda Amaral, explica que os colaboradores participaram voluntariamente, doando uma parte dos salários. A empresa contribuiu com a mesma quantia, dobrando o valor arrecadado. "Decidimos participar da para auxiliar mais ativamente os profissionais de saúde e, dessa forma, apoiar a população que precisa de atendimento", reforça a gestora.

Um dos colaboradores da Naturgy que decidiu aderir é Jacques Colares. "Achei muito válida a oportunidade que a empresa nos deu de apoiar esta iniciativa. Podemos mostrar que, unidos, somos mais fortes e podemos superar qualquer desafio", alegra-se.
Ultrapassando fronteiras
com operações em diversos países que, assim como o Brasil, também estão enfrentando a pandemia, a ação voluntária da Naturgy no Rio de Janeiro faz parte de um programa internacional. "Estamos atuando para financiar regionalmente o apoio aos atendimentos de saúde em todos os países onde atuamos. No Brasil, continuamos analisando outras ações que possam colaborar para enfrentar esta situação sem precedentes. Acreditamos que esta é a hora de agir", afirma Fernanda Amaral, diretora de comunicação da empresa.
No Brasil, a gestora afirma que a ação foi motivada pela escassez dos EPIs no mercado e a dificuldade de fazer a compra fora do país, segundo informações do Ministério da Saúde. "É neste momento que iniciativas solidárias que reúnem diversos setores da sociedade tem contribuído".
Firjan cria programa para enfrentar pandemia
De acordo com Jorge Peron, gerente de sustentabilidade da Firjan, a entidade tem atuado como um elo de ligação entre a iniciativa privada e o poder público no estado do Rio, desde o início das restrições impostas pela pandemia. "O aporte financeiro deste projeto faz parte do nosso programa 'Resiliência Produtiva', onde estamos concentrando todas as ações de colaboração para o enfrentamento à Covid-19", diz.
O Programa consiste em um conjunto de ações da Firjan para o enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus e se integra em três frentes de atuação.
A primeira tem como objetivo a redução dos impactos na produtividade das empresas e a busca por alternativas para a saída da crise, por meio de propostas e discussões permanentes junto às esferas dos governos federal, estadual e municipal.
A segunda é a mobilização das empresas para que façam doações a comunidades, além de promover a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, buscando respostas ao atendimento à saúde da sociedade.
A terceira é a oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, informando, prevenindo e antecipando tendências.

Comentários