Mais Lidas

Prefeitura de São Gonçalo inaugura centro de triagem para suspeitas de coronavírus

Unidade vai funcionar como um pronto-atendimento para atender casos gripais leves e suspeitas da doença

Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo -
Rio - A Prefeitura de São Gonçalo inaugurou, nesta segunda-feira, o primeiro Centro de Triagem ao Coronavírus do município da Região Metropolitana do estado. A unidade vai funcionar diariamente das 8h às 20h como um pronto-atendimento para atender casos gripais leves e suspeitas da covid-19.
O serviço é voltado para pessoas que desenvolverem os sintomas similares aos provocados pelo novo coronavírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. A iniciativa, além de evitar que pessoas com poucos sintomas fiquem dentro dos hospitais, é uma antecipação a um provável aumento da demanda por diagnóstico na cidade.
De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo 25 casos confirmados de confirmados de infecção pela doença e uma morte.
Ao chegar no centro de triagem, o paciente é acolhido por um técnico de enfermagem logo na entrada, que faz a higienização das suas mãos com álcool 70%. Em seguida, ele é orientado a colocar a máscara e seguir para abertura do boletim médico, na recepção. Logo após, é feita a classificação de risco e encaminhamento para o consultório.
"Neste local será feita a triagem, consultas e os encaminhamentos necessários de cada caso, podendo ser isolamento domiciliar ou internação hospitalar. Recomendamos à população a procurar unidades hospitalares somente em situação de extrema necessidade para evitar a aglomeração", explica o prefeito José Luiz Nanci (Cidadania).
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo - Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Para Nanci, é aconselhado que a população só vá aos hospitais em caso de agravamento dos sintomas. Entre eles, a dificuldade de respirar, fraqueza e desidratação.
Além de equipes médicas e de enfermagem capacitadas, o centro de triagem conta com recepção, consultórios médicos, sala de espera, sala de estabilização e de administração de medicamentos.
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo - Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
OUTRAS UNIDADES
Em breve, o município ganhará outra nova clínica com atendimento especializado, localizada em Vista Alegre. As medidas representam o esforço realizado para enfrentar a situação de emergência por causa do novo coronavírus.
Além das novas unidades, o Pronto Socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Cidade funcionam com um consultório médico exclusivo para atender pacientes com síndrome gripal e suspeita de coronavírus e possuem leitos de isolamento.

O Centro de Triagem ao Coronavírus fica na Rua Vereador Clemente Souza e Silva, nº 440, no bairro. Zé Garoto.
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo
Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo