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Mesmo durante pandemia, sexta-feira da Paixão tem corrida pelo peixe

Para evitar propagação do coronavírus, mercado São Pedro, em Niterói, toma precauções com os clientes e orienta distanciamento de um metro e meio

Clientes fazem fila na corrida pelo peixe, no Mercado São Pedro, em Niterói
Clientes fazem fila na corrida pelo peixe, no Mercado São Pedro, em Niterói -
Rio - Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas não deixaram de lado a tradição de comprar peixe para celebrar a Páscoa. Nesta Sexta-feira da Paixão, o mercado São Pedro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, amanheceu movimentado e antes mesmo de abrir já havia fila.

Mas, para evitar aglomerações que facilitam a propagação do vírus, a administração do centro comercial junto com a Prefeitura de Niterói está organizando a fila para entrar no local e orientando as pessoas a ficarem um metro e meio de distância da outra. O município é o segundo com mais casos de Covid-19 no estado, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. No total, já são cinco óbitos e 117 casos confirmados.

"A gente está trabalhando em parceria com a prefeitura fazendo um controle da entrada das pessoas, higienizando todo mundo na entrada com álcool em gel, e botando apenas um local de entrada e outro de saída. Só estamos permitindo a permanência de 50 clientes por vez. Nosso intuito é levar o alimento durante essa tradição e evitar a propagação da doença", explicou Atílio Guglielmo, diretor da Associação de Comerciantes do Mercado São Pedro.
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Para conseguir garantir o peixe para a Páscoa, a corretora de planos de saúde Rosemary Monteiro, de 49 anos, saiu de casa, no bairro Santa Rosa e foi até o famoso mercado. Mas não deixou a proteção de lado. Ela e o marido foram de máscara.

"Todos os anos a gente vem, é tradição. Fiquei com medo da aglomeração, mas só vim comprar o peixe e já estou voltando para casa. Mas até que a fila está andando rápido, estavam orientando o distanciamento, e o atendimento tem sido mais rápido também. Que essa Páscoa nos traga a esperança e que tudo isso passe o quanto antes", disse.

Embora o mercado estivesse movimentado, as vendas diretas no box caíram cerca de 60%. Mas, pelo menos, as entregas aumentaram. "Os box também trabalharam para chamar atenção para as vendas delivery. O serviço de entrega representa 30% a 40% das vendas. Até três meses atrás, era 10%, 15% no máximo”, avaliou Atílio Guglielmo. 
Clientes fazem fila na corrida pelo peixe, no Mercado São Pedro, em Niterói Reginaldo Pimenta
Clientes fazem fila na corrida pelo peixe, no Mercado São Pedro, em Niterói Reginaldo Pimenta