Mais Lidas

Pesquisa aponta que maior parte de tuítes a favor de Bolsonaro vem de robôs

Segundo pesquisa, 55% dos 1,2 bilhão de tuítes pró-governo durante pandemia foram feitas por robôs na rede social

O Presidente da República, Jair Bolsonaro
O Presidente da República, Jair Bolsonaro -
Brasília - A maior parte das publicações a favor de Bolsonaro no Twitter durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e da manifestação pró-governo e contra o Congresso Nacional e Judiciário, no dia 15, foram disparadas por robôs, de acordo com estudo da UFRJ e da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo.

Segundo a pesquisa, 55% dos 1,2 milhão de posts que usaram a hashtag #BolsonaroDay, a favor de Bolsonaro , foram feitas por robôs, contas automatizadas, como ciborgues, e conta semiautorizadas.

Os pesquisadores colotaram dados entre 1 de janeiro e 15 de março, identificando 22 mil hashtags rankeadas em uma lista. Segundo os estudos, foram identificados 66 mil contas responsáveis por cerca de 1,2 milhão de tuítes.

No domingo, quando ocorreu os atos a favor de Bolsonaro , foram postados 700 tuítes com #bolsonaroday. Os perfis mais ativos publicaram uma média de 1,2 tuítes por dia. Os usuários reais contam com uma média de três a dez tuítes por dia, chegando a 50 para os mais ativos.