Mais Lidas

Em estado grave, Aldir Blanc é transferido para o CTI do Hospital Miguel Couto

Músico estava internado na CER do Leblon, onde deu entrada na última sexta

Aldir Blanc no Samba do Trabalhador
Aldir Blanc no Samba do Trabalhador -
A família de Aldir Blanc, de 73 anos, informou que o compositor foi transferido, na noite desta terça-feira, da ala vermelha da Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon para o CTI do Hospital Miguel Couto, que fica ao lado. Na última sexta, o músico deu entrada na CER com quadro leve de infecção urinária e pneumonia.
Desde então, o estado de saúde de Aldir piorou e a família vinha tentando uma transferência para um leito de terapia intensiva. Ao longo desta terça, houve uma forte mobilização nas redes sociais para que a vaga fosse encontrada.
"Nem sei explicar o sentimento dessa rede de amor. Sou muito grata a cada um. Peço desculpas por não ter respondido a todos. Estou tentando. O amor é capaz de tudo. Agradeço também a cada funcionário do CER Leblon pelo carinho. Vamos", postou Isabel Blanc, filha do músico, em seus perfis nas redes sociais, no fim da noite de ontem.
Até então, de acordo com a família, o compositor não estava com suspeita de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). Antes da transferência, a filha divulgou um vídeo falando sobre o quadro de saúde dele.
Amigos de Aldir iniciaram, também ontem, uma campanha para arredação de fundos para a transferência dele para um lugar com mais recursos. As doações estão sendo recebidas através de uma conta bancária do próprio compositor.
"Acho importante informar que estamos vivendo um dia de cada vez. Quando tudo passar e nosso querido estiver seguro em casa, se não tivermos usado as doações iremos fazer as devoluções devidas. Muita transparência e honestidade. Gratidão sempre", a filha reforçou.
'O BÊBADO E O EQUILIBRISTA'
Ao lado de João Bosco, seu principal parceiro na música, Aldir Blanc é o autor da música considerada o hino da anistia da Ditadura, O Bêbado e o Equilibrista, de 1979. Na voz de Elis Regina, a canção virou um símbolo na luta pelos direitos civis nos últimos anos da repressão militar.
Vascaíno de coração e formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, também é conhecido pelo sucesso Mestre Sala dos Mares (1974). Outra parceria com João Bosco, que fala da Revolta da Chibata, também cantada por Elis.
Nascido no dia 2 de setembro no Estácio, na região central do Rio, Aldir começou a compor aos 16 anos de idade. Em 1973, abandonou a Medicina, passando a se dedicar exclusivamente à música. Além de compositor, escreveu vários livros e crônicas para revistas e jornais cariocas.
Por volta dos 20 anos começou a aprender bateria, quando fundou a banda Rio Bossa Trio. Mais tarde, o grupo passou a se chamar GB 4, por causa do sucesso de outro componente, Sílvio da Silva Júnior, que viria a se tornar um de seus parceiros na música.
Com Silva Júnior, compôs uma de primeiras música de sucesso, A Noite, a Maré e o Amor" (1968), classificada para o III Festival Internacional da Canção.
Também teve canções interpretadas nos II e III Festival Universitário da Música Popular Brasileira e no V Festival Internacional da Canção.