Geral

Lagoa-Barra a pleno vapor

Primeiro hospital de campanha funcionando no Rio recebeu sete pacientes na UTI em menos de 24 horas

Por MH

Publicado em 27/04/2020 00:00:00 Atualizado em 27/04/2020 00:00:00
Médicos e enfermeiros do Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Leblon, receberam no sábado à noite o primeiro paciente com covid-19. A unidade abriu as portas às 18h
Único hospital de campanha funcionando na cidade, o Lagoa-Barra, inaugurado no último sábado no Leblon, Zona Sul do Rio, internou nos leitos de UTI, até ontem, sete pacientes com covid-19 em estado grave. Por enquanto, a unidade, que é administrada pela Rede D'Or, dispõe de 30 leitos (sendo 20 de enfermaria e 10 de UTI). A previsão é de chegar ao total de 200 nas próximas semanas para receber exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas do novo coronavírus, encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Há ainda dois internados na enfermaria, segundo informou a pasta.Segundo a SES, dos 200 leitos, 100 serão de UTI, e serão abertos de forma gradual. O hospital funcionará por quatro meses para ajudar a desafogar o sistema de saúde e atender infectados pelo novo coronavírus.
O fotógrafo Daniel Castelo Branco, do Meia Hora, registrou o momento da chegada do primeiro paciente na noite de sábado, como mostra a imagem ao lado. Segundo a Rede D'Or, quatro pacientes chegaram no dia da inauguração e outros cinco ontem.
De acordo a Central Estadual de Regulação, eles estavam nas UPAs Engenho Novo, Tijuca, Cabuçu (N. Iguaçu) e Marechal Hermes, e no CER Ilha do Governador.
O Hospital de Campanha Lagoa-Barra foi erguido em 19 dias em terreno cedido pelo estado. A unidade conta com tomografia digital, radiologia convencional, aparelhos de ultrassom e ecocardiograma e laboratório de patologia clínica.
Diretor da unidade, Werner Scheinpflug explicou que conta com equipes da Rede D'Or e novos profissionais: "Metade dos profissionais de saúde que atuarão no hospital são da Rede D'Or, mas também estamos contratando". A unidade também teve investimentos da Bradesco Seguros, Lojas Americanas, IBP e Banco Safra, no valor total de R$ 45 milhões.