Mais Lidas

Hospital do Fundão fecha Serviço de Saúde do Trabalhador por causa do coronavírus

UFRJ informou que o objetivo é diminuir a sobrecarga e reorganizar o atendimento

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão -
A UFRJ informou que devido ao alto índice de afastamento de profissionais, principalmente da área de enfermagem, por conta da pandemia do coronavírus, o Serviço de Saúde do Trabalhador (Sesat) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, também conhecido Hospital do Fundão, está fechado para atendimento. O serviço está fechado desde quinta-feira.
Em nota, a universidade alegou que o objetivo é diminuir a sobrecarga e reorganizar o atendimento. Os profissionais que atuam no Sesat foram remanejados para as áreas de assistência aos pacientes, a fim de suprir os que estão afastados. Segundo a UFRJ, a falta destes profissionais é o principal fator impeditivo para a abertura de novos leitos no HUCFF.

Além disso, outro fator importante na decisão de fechamento para atendimento aos funcionários foi a grande fila formada dentro do hospital. O que favorece a contaminação. Ainda segundo a instituição, a demanda por atendimento dos funcionários foi encaminhado à Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) - PR4/UFRJ.

A previsão é de que o Sesat reabra na próxima segunda-feira atendendo a rotina de acidentes biológicos e físicos da unidade, bem como os exames periódicos.

A instituição também informou que de 489 funcionários suspeitos, 175 testaram positivo para covid-19. E um dos funcionários, morreu. 

EPIs
O estoque dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do HUCFF está em dia. A Unidade, inclusive, tem recebido doações e apoio de instituições para que este se mantenha em alta em meio à pandemia. Há orientação adequada aos profissionais quanto ao uso correto, com a finalidade de que haja um controle para que não falte na assistência á medida que o fluxo de pacientes aumenta.

Suporte Psicológico
O Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF está disponível, desde o começo da pandemia, para atendimento aos funcionários com a finalidade de prestar apoio no enfrentamento deste momento. A forma de atendimento preferencial é via aplicativo de bate papo. Caso seja indispensável o atendimento presencial, o mesmo é feito com Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Os funcionários têm ciência deste suporte, bem como do oferecido pela Central de Apoio à Saúde mental dos Trabalhadores em saúde da UFRJ (CEATS).